A investigadora do CIDTFF, Margarida M. Pinheiro, participou na The 2025 World Conference on Information Systems and Technologies (WorldCIST’25), que decorreu entre 15 e 17 de março de 2025, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, Brasil.
A sua participação incluiu a apresentação do artigo intitulado “Navigating Education 5.0: The Role of Scientific Production in Accounting and Society 5.0”, integrado no 3rd Workshop on Education 5.0 (WEd5.0 2025), no dia 16 de abril, em coautoria com Graça Azevedo e Ana Torres.
O estudo analisa a produção científica do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA) entre 2019 e 2022, explorando de que forma esta se alinha com os objetivos da Educação 5.0 e da Sociedade 5.0.
Utilizando uma metodologia de estudo de caso com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), o trabalho identifica tendências de publicação, temas emergentes e áreas prioritárias como a transformação digital, sustentabilidade e inovação educativa. Os resultados mostram uma crescente atenção a temas que respondem aos desafios sociais contemporâneos, com destaque para o contexto da pandemia, evidenciando o papel da investigação no desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais exigidas por uma sociedade “super-inteligente”.
Este contributo reforça o papel das instituições de ensino superior na promoção de competências interdisciplinares e da responsabilidade social, em linha com as orientações da Educação 5.0. O estudo abre ainda caminho para futuras investigações sobre o impacto destes temas no desenho curricular e na formação dos estudantes.
Esta atividade insere-se nas linhas de trabalho do Grupo de Investigação em Políticas, Avaliação e Qualidade do CIDTFF Grupo de Investigação em Políticas, Avaliação e Qualidade.