Imagens pelo Instituto Marques Valle Flôr, disponíveis na notícia sobre a missão das investigadoras.

As investigadoras CIDTFF Helena Araújo e Sá e Nilza Costa estiveram em missão em São Tomé, entre os dias 14 e 18 de abril de 2025, no âmbito do Projeto ERGUES – Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe, financiado pela Cooperação Portuguesa.

Esta missão teve como foco a formação de professores e investigação em educação, e o reforço da capacidade institucional do Ministério da Educação, eixos 3 e 4 do projeto.

O programa incluiu reuniões de trabalho com técnicos do Ministério da Educação, Cultura, Ciências e Ensino Superior (MECCES) e com elementos do Centro de Investigação da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), e duas sessões de formação sobre desenho de projetos de investigação em educação.

Incluiu também a sessão pública de apresentação da Associação Rede Internacional de Investigação em Educação de São Tomé e Príncipe (ARIIE-STP), no dia 15 de abril, no Museu Nacional em São Tomé e Príncipe. Contou com as intervenções de Sónia Magalhães (como representante do MECCES), Isabel Abreu, José Carlos Aragão (Presidente do Conselho Fiscal da ARIIE-STP), e Helena Araújo e Sá (Presidente do Conselho Executivo da Associação), e com a apresentação de 6 posters científicos.

No âmbito desta missão, a investigadora Nilza Costa dinamizou ainda a Conferência “Avaliação de desempenho docente no ensino superior: percursos e desafios”, dirigida a 22 docentes da USTP; e, no dia 17 de abril, o Seminário “Avaliação e monitorização da qualidade em educação”, dirigido 26 a técnicos do MECCES, Direções Pedagógicas e outras instituições educativas.

O Projeto ERGUES é financiado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P., e coordenado e cofinanciado pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF) e o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF). Tem como parceiros de implementação e cofinanciadores a Universidade de Aveiro, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Santarém e a Universidade Católica Portuguesa, e como parceiros de implementação e beneficiários o Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe e a Universidade de São Tomé e Príncipe.

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