No passado dia 30 de abril de 2025, pelas 18h00, realizou-se a sessão online “Aprendizagem híbrida no ensino das Ciências”, integrada no ciclo de seminários dos mestrados em ensino da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

A sessão contou com a participação das professoras Cecília Guerra (FCUP) e Ana Rita Costa (Universidade Aberta e Universidade de Aveiro), ambas investigadoras do CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, e membros da equipa do projeto europeu Hyb-IT-up – Upgrading higher education teachers’ and students’ hybrid learning competences.

Ao longo da sessão, as oradoras partilharam reflexões e experiências sobre modelos de aprendizagem híbrida no ensino das Ciências, abordando os desafios, potencialidades e implicações pedagógicas deste modelo de ensino. A partilha de práticas inovadoras e o envolvimento ativo dos participantes fomentaram um espaço de diálogo entre investigação e prática docente.

A iniciativa foi promovida pela coordenação da Iniciação à Prática Profissional (IPP) e da Prática de Ensino Supervisionada (PES) dos cursos de ensino da Unidade de Ensino das Ciências (UEC) da FCUP, com o objetivo de contribuir para a disseminação de conhecimento científico em educação e o reforço das ligações entre investigação, formação de professores e comunidade educativa.