14 maio 2025 | 14h00 | 5.2.53, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

No âmbito da Mobilidade Internacional do professor Alex Sandro Gomes, que estabelece parceria com o EduCITY, decorrerá uma sessão no âmbito do SEDE – Vamos conversar sobre Ciência!, no dia 14 de maio, pelas 14h na sala 5.2.53 do Departamento de Educação e Psicologia.

Alex Sandro Gomes é investigador do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Perfil académico do professor: https://linktr.ee/alexodrosgomes.

Nesta sessão SEDE, Alex Sandro Gomes apresentará os resultados recentes da sua investigação sobre Educação para a Sustentabilidade através de aplicações móveis baseadas em inteligência artificial e realidade aumentada. Convida os participantes a discutir o tema “Do aprendizado ubíquo ao design colaborativo de territórios de aprendizagem”.

Resumo:

A ampla e intensa apropriação de media digitais pela população escolar potencia a transformação da temporalidade e materialidade de práticas educativas na Educação Básica. As práticas de ensino formal pouco evoluíram nesse sentido.

Por outro lado, a literatura sobre experiências de aprendizado ubíquo e persuasivo é profícua em exemplos de intervenções com media digitais móveis para promover o desenvolvimento humano em diferentes dimensões. Em paralelo, redes discutem e evoluem o conceito de cidades educadoras, mais amplo e ambicioso que intervenções pontuais com media digitais.

Nessa palestra discutem-se alguns exemplos de intervenção com tecnologias ubíquas, suas conexões com a noção de cidade educadora, e procura-se refletir sobre possíveis caminhos para a construção colaborativa de futuros digitais para tonar as cidades em territórios propícios à aprendizagem.

O Alex Sandro realizará, também, uma breve apresentação sobre a UFPE, suas conexões portuguesas e o contato do Recife-PE, Brasil.

Esta será a vigésima segunda (22ª) sessão do SEDE – Vamos conversar sobre Ciência!, um grupo criado por investigadores do CIDTFF com o objetivo de constituir um espaço dedicado à partilha e discussão científica entre pares desta Unidade de Investigação (saber mais).”