No dia 22 de maio de 2025, a sala SALT – Space for Active Learning and Teaching, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, acolheu, em formato híbrido, a Aula Aberta da UC Necessidades Educativas Especiais, dedicada ao tema “Educação Inclusiva em Portugal: Desafios e Práticas”.

Promovida pela Prof. Doutora Paula Santos (DEP e CIDTFF), a sessão reuniu participantes da comunidade interna (estudantes de mestrado|futuros professores e educadores, e de doutoramento) e externa (investigadores e professores de instituições estrangeiras).

A aula foi dinamizada por doutorandas de várias áreas de especialização do Programa Doutoral em Educação, investigadoras integradas no CIDTFF, unidas pelo interesse na área da Educação Inclusiva:

  • Ana Traqueia, Diversidade e Educação Inclusiva, membro do Educa_LAB, com bolsa FCT;
  • Jennifer Silva, Administração e Políticas Educacionais, membro do Educa_LAB, com bolsa FCT;
  • Maria Manuel Carvalho, Diversidade e Educação Inclusiva, membro do do Educa_LAB, com bolsa FCT;
  • Mariana Dantas, Diversidade e Educação Inclusiva, coordenadora do PIEM;
  • Sandra Gonçalves, Diversidade e Educação Inclusiva, professora de Educação Especial.

O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que regulamenta a Educação Inclusiva em Portugal, serviu de mote à reflexão sobre os desafios inerentes à operacionalização das políticas e práticas pedagógicas inclusivas.

Atendendo à pertinência do tema e ao muito elevado interesse que suscitou nos mestrandos|fututos professores e educadores, que colocaram questões centrais para o desempenho da função docente, será profícuo alargar este diálogo, prevendo-se criar novas e diversificadas oportunidades para aprofundar estratégias promotoras de boas práticas na educação inclusiva.