A entrega de prémios da 2ª edição do Prémio Ana Maria Vieira de Almeida realizou-se no passado dia 2 de junho de 2025, tendo sido o trabalho “Inclusão de Crianças com Paralisia Cerebral no Ensino Artístico Especializado da Música: da Investigação à Ação” do investigador Davys Moreno (CIDTFF & DigiMedia, UA) distinguido com uma menção honrosa.

Este Prémio bienal, iniciativa da Fundação Vasco Vieira de Almeida com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, pretende celebrar a memória de Ana Maria Vieira de Almeida através da valorização de trabalhos e investigação científica que promovam modelos inovadores nas áreas da Educação Infantil, Pré-Primária e Primária.

Nesta Edição, foi premiado o trabalho “Reflexões sobre o ensino da Botânica no Ensino Básico com base no Projeto Emc2 ‘Explorar Matos de Camarinha da Costa’“, de Maria Alexandra Abreu Lima. Também recebeu uma menção honrosa o trabalho “Articulação de Práticas Educativas em Contextos Exterior, Natureza e Interior em Educação da Infância: Inovar e Formar“, da autoria de Raquel Ramos, antiga investigadora CIDTFF e doutoranda do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA).

O trabalho de Davys Moreno alvo da distinção foi desenvolvido no âmbito do seu Doutoramento em Educação (DEP/UA) e defendido a 3 de maio de 2024. A tese “procurou encontrar soluções concretas para garantir que crianças com paralisia cerebral (PC) possam aceder e participar plenamente no ensino artístico especializado da música em Portugal, nomeadamente no regime supletivo do ensino básico.” [fonte]

A segunda menção honrosa foi atribuída tese de doutoramento de Raquel Ramos, defendida a 15 de janeiro do corrente ano, que investiga a articulação entre práticas educativas em contextos de natureza e de jardim de infância, especificamente através do Programa Casa da Mata e de um Jardim de Infância, analisando as potencialidades e limitações desta articulação assim como os contributos de um Programa de Formação Colaborativa na reorientação das conceções e práticas das educadoras.

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