Jennifer Silva (CIDTFF), Alexandre Ventura (CIDTFF), & Diana Oliveira (CIDTFF) | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 33(127), e0255115
Resumo:
Este estudo pretende analisar o impacto da Avaliação Externa de Escolas (AEE) na promoção de políticas e práticas educativas inclusivas. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Scopus, Web of Science, Eric, SciELO e no repositório RCAAP, tendo sido considerados elegíveis 22 artigos. Para apoiar a análise dos dados qualitativos, recorreu-se ao software webQDA. Os resultados obtidos referem-se à Europa. Alguns estudos identificam efeitos positivos da AEE, particularmente no que concerne à ação das lideranças e à avaliação da qualidade do Ensino, indiciando abertura para mudanças e melhorias. No entanto, há estudos que revelam constrangimentos, especialmente quando se trata de modificar práticas docentes e implementar estratégias inclusivas em contexto de sala de aula. Para além disso, há pouco conhecimento sobre o impacto efetivo da AEE no desenvolvimento da Educação inclusiva, na melhoria do funcionamento das escolas e na respectiva sustentabilidade, pelo que se afiguram como necessárias investigações mais aprofundadas.
Palavras-chave: Avaliação Institucional; Avaliação Externa; Inspeção; Educação Inclusiva
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Referência:
Silva, J., Ventura, A., & Oliveira, D. (2025). Avaliação externa de escolas e sua relação com políticas e práticas inclusivas: uma revisão sistemática da literatura Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 33(127), e0255115. https://doi.org/10.1590/S0104-40362025003305115