A 17th annual International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN25) realizou-se em Palma de Maiorca, Espanha, de 30 de junho a 2 de julho de 2025, e contou com vários contributos que reforçaram a presença da investigação do CIDTFF num dos maiores fóruns internacionais dedicados à inovação educativa.
Lúcia Pombo levou o EduCITY ao congresso, tendo apresentado o artigo “Enhancing Teaching Practices through Mobile Augmented Reality Games: insights from the EduCITY Workshop”, em coautoria com Margarida M. Marques, Rita Rodrigues e João Ferreira-Santos. O artigo relata um estudo de caso realizado com docentes participantes num workshop de 50 horas, creditado para formação contínua, centrado na inovação pedagógica através de jogos educativos móveis com Realidade Aumentada (RA). O estudo mostra que os professores criaram jogos de elevada qualidade sobre temas de sustentabilidade, melhoraram as suas competências digitais e valorizaram a RA como ferramenta educativa. Muitos expressaram intenção de continuar a utilizar a aplicação e plataforma EduCITY nas suas aulas.
L. Moreira, Rui Marques Vieira (CIDTFF) e Betina da Silva Lopes (CIDTFF) contribuiram com a apresentação “Lithomobile 2.0 project: implementation and assessment of teaching resources with STS orientation, focused in critical thinking, in basic education“, com base no Projeto Lithomobile 2.0 desenvolvido no âmbito de um doutoramento em curso, que consiste numa proposta didática STS/CT, centrada nas aprendizagens essenciais definidas nas orientações curriculares portuguesas para a disciplina de Ciências Naturais, 7º ano de escolaridade (Direção-Geral da Educação, 2018).
José Luís Araújo (CIDTFF) fez a apresentação virtual do poster “Teaching Chemistry in primary education: a pilot study on exploring concepts of atoms and molecules“, em coautoria com Isabel Saúde (University of Porto, CIQUP, IMS, Science Teaching Unit, Faculty of Science), sobre um estudo-piloto, que teve como objetivo investigar os conhecimentos prévios de alunos e avaliar a aprendizagem de 168 alunos de sete turmas dos primeiros quatro anos do ensino básico (5-9 anos), centrando-se nos conceitos de átomos, moléculas e estrutura da matéria.
Ana Rita Costa (CIDTFF) e Ana Balula (CIDTFF) participaram com a comunicação virtual “Students’ perspectives on the use of technology in language education” sobre um estudo inserido no âmbito da disciplina de Inglês para Fins Específicos, que tem como objetivo identificar as perspectivas dos estudantes sobre a utilização da tecnologia, especificamente das ferramentas de IA, na aprendizagem de línguas.
A EDULEARN25 constitui-se como um evento de relevo para o sector educativo, que promove a partilha de inovação em matéria de educação e tecnologia, assim como a criação de redes estratégicas internacionais. É organizado pela International Academy of Technology, Education and Development (IATED), dedicada à promoção da educação internacional e da cooperação universitária no domínio da tecnologia e da ciência.

