O 14º Congresso de Investigação Qualitativa (CIAIQ2025) realiza-se em duas fases: presencialmente de 15 a 17 julho de 2025, no ISLA (Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Vila nova de Gaia), e online de 22 a 24 de julho. Este evento conta com vários contributos de investigadores do CIDTFF que damos, desde já, a conhecer.
“Isto é responsabilidade da família e não da escola”?: a sensibilidade atribuída às questões de género e sexualidade por docentes das redes públicas de ensino de Portugal e do Brasil, da autoria de Marcus Pereira Junior (CIDTFF, UA), Filomena Teixeira (ESEC, IPC & CIDTFF, UA) e Ana V. Rodrigues (CIDTFF, DEP, UA) foi apresentada no dia 15 de julho.
Manuel Tchissende, investigador não doutorado do CIDTFF e membros do Educa-Lab, apresentou, no mesmo dia, uma comunicação relacionada à gestão das escolas em Angola, no âmbito da sua tese de doutoramento, em desenvolvimento e no DEP, sob orientação de Alexandre Ventura (CIDTFF, DEP, UA), intitulada “Participação da comunidade escolar na gestão de instituições de ensino em Angola: Um estudo a partir da construção do projeto educativo“.
Da autoria de Pablo Burneo (CIDTFF, DEP, UA), Sofia Barrero, Diego Jacome e António Pedro Costa (CIDTFF, DEP, UA) foi apresentada, no dia 17 de julho, a comunicação “De la literatura a la práctica: Validación de un marco de competencias para la integración de la IA generativa en la enseñanza superior“.
Também a 17 de julho foram apresentadas as comunicações “Qualidade da investigação: o papel catalisador do uso responsável da GenAI” de Isabel Pinho (UA), Cláudia Pinho (UA) e António Pedro Costa (CIDTFF, DEP, UA) e “IA ética e IA responsável” por Isabel Pinho (UA) e António Pedro Costa (CIDTFF, DEP, UA) e Cláudia Pinho (UA).
António Pedro Costa é também coautor com Angelita Alice Jaeger (Angelita Alice Jaeger) da comunicação “Análise Colaborativa Humano-IA das Arquiteturas Metodológicas de Teses de Doutoramento em Educação“, apresentada dia 16 de julho.






Online, entre os dias 22 e 24 de julho, contam-se as seguintes participações:
- “Educação Musical e Inclusão Social: avaliação participativa de um Projeto Social de Música no Rio de Janeiro” pelos investigadores CIDTFF Rodrigo Loos e Manuela Gonçalves, a 22 de julho;
- “Contributos de um curso insubordinado criativo na formação contínua de professores de Matemática de Portugal” da autoria da colaboradora CIDTFF Daniella Assemany (Universidade Federal do Rio de Janeiro), no dia 13 de julho;
- “Profissionais de saúde e Inteligência Artificial: quem está preparando quem? Uma revisão de escopo” por Pedro Henrique Brito Da Silva (Universidade Federal de Goiás), Myrella Cançado (Universidade Federal de Goiás), Fernanda Costa Nunes, Ellen Synthia Fernandes de Oliveira (Universidade Federal de Goiás), Maria Alves Barbosa (Universidade Federal de Goiás) e António Pedro Costa (CIDTFF, DEP, UA), a 24 de julho;
- “Escola, cidadania e bem-estar digital: uma metodologia mista com foco qualitativo” por Dulce Lima (CIQUP), Sofia Santos (CIIE, U.Porto), Cecília Guerra (CIDTFF, Unidade de Ensino das Ciências, FCUP) e João Paiva (U.Porto) no dia 24 de julho;
O CIDTFF é parceiro deste evento, e os investigadores CIDTFF António Pedro Costa (coordenação geral), Fábio Freitas (coordenação) e Patrícia Sá (coordenação de workshops e painéis de discussão), integram a comissão organizadora do evento. Fazem também parte de outras comissões Francislê Neri de Souza (comissão coordenadora) e Isabel Alarcão (comissão consultiva).