No âmbito do projeto EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação –Marisa Maia foi responsável por duas sessões que tiveram lugar na Universidade do Minho dias 14 e 15 de julho de 2025.

A investigadora participou como facilitadora da Universidade de Aveiro do percurso temático +plural, que teve como finalidade a reconstrução de uma unidade curricular (UC) de forma a garantir que todos os alunos, independentemente das suas competências ou necessidades individuais, pudessem ter acesso equitativo às oportunidades proporcionadas pela UC.

EPIC é um projeto desenvolvido por seis instituições de ensino superior – entre elas a Universidade de Aveiro – que tem como objetivo melhorar a experiência dos estudantes, capacitando os docentes para desenvolver ambientes e processos de ensino e aprendizagem mais inovadores e digitais. 

O nível intermédio dos percursos temáticos EPIC (+digital, +plural, +estudante e +rede), em que a investigadora participou, teve em vista o desenvolvimento de percursos semestrais, com o objetivo de apoiar docentes no desenho e implementação de projetos de transformação pedagógica de unidades curriculares, alinhados com os objetivos de cada um dos percursos.