Realizou-se na Universidade de Hamburgo, Alemanha, entre os dias 23 e 25 de julho de 2025, a 11th EDiLiC Conference – “Plurilingual Literacies in Education: Pluralistic Approaches inside and beyond the classroom”, que contou com contributos de vários investigadores CIDTFF.
Christian Ollivier e Silvia Melo-Pfeifer (CIDTFF) participaram com a comunicação “Multiliteracies and plurilingual assessment – Practices and perspectives” integrada no simpósio “Promoting plurilingual education” de dia 23 de julho.
No mesmo dia, integrada na sessão “Teacher Education”, a comunicação “Teacher knowledge of Intercomprehension and plurilingual literacy in teacher Education” foi apresentada pelas investigadoras CIDTFF Ana Isabel Andrade e Ana Sofia Pinho.
O dia 24 de julho contou com a comunicação “Plurilingual literacies and AI within Portuguese Heritage Language Teaching in Switzerland” por Cristina Flores e Maria de Lurdes Gonçalves (CIDTFF), na sessão sobre Línguas de Herança; e “Kamishibai plurilingue : Une ressource innovante pour les littératies plurilingues à l’école primaire” pela investigadora Rosa Faneca (CIDTFF), na sessão “Young learners”, e “« Ecrire à plusieurs voix » : atelier d’écriture plurilingue en contextes (inter)universitaires” pela mesma em coautoria com Ildiko Lorincz e Isabelle Audras, na sessão sobre escrita multilingue.
Ainda nesse dia, as investigadoras CIDTFF Susana Pinto e Silvia Melo-Pfeifer apresentaram o projeto Erasmus+ BOLD na comunicação intitulada “Community engagement and service learning to foster (language) teacher awareness about societal multilingualism: insights from the European project BOLD”, dinamizada em colaboração com outros membros da equipa do projeto e centrada nos dados recolhidos durante a BOLD Summer School, realizada em Aveiro, em junho de 2025.
A apresentação refletiu sobre o modo como futuros professores investigam a diversidade linguística e cultural nas suas escolas e comunidades, contribuindo para o empoderamento de comunidades linguísticas e para a redução da discriminação linguística. A sessão terminou com um momento de diálogo em torno dos objetivos do projeto e dos seus contributos para a formação de professores.
Ana Isabel Andrade (CIDTFF) participou na sessão sobre formação de professores de 25 de julho com a comunicação “Former aux approches plurielles : quels savoirs professionnels enseignants?”; e a sessão sobre “Innovation inside and beyond the classroom” contou com as participações de Valentina Piacentini (CIDTFF), com a comunicação “Languages in the non-formal education context of the Smart Knowledge Garden”, e de Luis Dantas (CIDTFF) com “From the Garden to the Ecology of the City: A plurilingual multimodal pathway as a pedagogical-didactic tool for the reinvention of spaces and meaning-making”.
Também no dia 25, Liudmila Shafirova (CIDTFF) apresentou “Plurilingual Literacies on Social Media: Bridging Activities and Algorithmic Awareness” na sessão “Innovation inmultilingual education”, e Filomena Martins (CIDTFF) participou com “Paysages linguistiques de Goa – vers une approche plurielle des langues et des cultures”.
