A investigadora brasileira Thayse Figueira Guimarães, atualmente em pós-doutoramento no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, foi contemplada com uma Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Brasil. Essa distinção reconhece a qualidade, relevância e impacto das atividades de investigação realizadas por pesquisadoras e pesquisadores que se destacam em suas áreas.
A concessão integra o resultado final da Chamada CNPq Nº 18/2024, publicada em 24 em julho de 2025 (Bolsa de Produtividade: resultado final confirma concessão de mais de 6 mil bolsas — Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que aprovou mais de 6 mil bolsas, sendo mais de 1.000 novas concessões e 1.500 destinadas a pesquisadores que recebem a bolsa pela primeira vez – como é o caso de Guimarães. Dentre os contemplados, aproximadamente 40% são mulheres, e o resultado também marca avanços em termos de inclusão étnico-racial e distribuição regional das bolsas.
A pesquisa de Thayse Guimarães, que articula Linguística Aplicada, Educação de Fronteira, Políticas Linguísticas e Multilinguismo, vem sendo desenvolvida em cooperação com o CIDTFF e com grupos de pesquisa do Brasil. A comunidade CIDTFF felicita a investigadora por esta importante conquista e celebra a continuidade de seu trabalho comprometido com a ciência aberta, com a internacionalização e com a transformação social pela educação.