No dia 17 de julho de 2025, Daniel Boia Santos (Bolseiro de Iniciação à Investigação), em co-autoria com Maria Castelhano (FEUP/CIDTFF), Daniela Pedrosa (Instituto Politécnico de Santarém & CIDTFF) e Leonel Morgado (UAb/INESC TEC), apresentou na conferência P.PIC2025 a comunicação “Realidade Virtual Imersiva: Uma Análise do Design Instrucional com Base nas Diretrizes da AECT”.
O resumo pode ser lido na página 14 do P.Pic’25 – Porto Pedagogical Innovation Conference – Book of Abstracts aqui disponível.
O artigo completo com o mesmo título encontra-se, igualmente, disponível na revista Prática, entre as páginas 79 e 94 do volume 8, número 3.
O investigador CIDTFF José Paulo Cravino (UTAD) integrou a Mesa Redonda INOV-NORTE, “Valorização da dimensão pedagógica do docente da educação superior”, de dia 17 de julho; e foi coautor da comunicação “Formação Pedagógica no Ensino Superior – Expetativas e motivações dos docentes” com Ana Pacheco (UTAD), Gonçalo Cruz (UTAD) e Tatiana Ferreira (UTAD) (texto disponível na página 11 do livro de resumos).
Helena Campos (UTAD) esteve presente com as comunicações “Desenvolvimento de Competências Docentes através do Learning Study: Uma Abordagem Inovadora para a Formação de Professores” em coautoria com Sandra Ricardo (UTAD); e “Pensamento Computacional e Resolução de Problemas no Ensino Básico: Uma Abordagem Inovadora para a Formação de Alunos no Século XXI” em coautoria com Diana Leite (UTAD) (textos disponíveis, respetivamente, nas páginas 54 e 55 do livro de resumos).
A conferência realizou-se no Porto nos dias 17 e 18 de julho de 2025, focada, este ano, no tema “Competências docentes, tecnologias emergentes e currículos do futuro: traçando caminhos para a inovação pedagógica e curricular”.
Erika Ribeiro (P.Porto) fez parte da comissão organizadora do evento, e integraram a comissão científica os investigadores CIDTFF Ana Balula (ESTGA), Erika Ribeiro, Helena Araújo e Sá (UA) e José Paulo Cravino (UTAD).
– – – – –
Referências:
Santos, D., Castelhano, M., Pedrosa, D. & Morgado, L. (2025). Realidade Virtual Imersiva: Uma Análise do Design Instrucional com Base nas Diretrizes da AECT. In P.Pic’25 – Porto Pedagogical Innovation Conference – Book of Abstracts (p. 14). Politécnico do Porto. https://cip.ipp.pt/ppic2025/book-of-abstracts/assets/ppic25-boa.pdf; https://cip.ipp.pt/ppic2025/book-of-abstracts/#page/14
Santos, D., Castelhano, M., Pedrosa, D., & Morgado, L. (2025). Realidade virtual imersiva: uma análise do design instrucional com base nas diretrizes da AECT. PRATICA – Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de E-Learning, 8(3), 79–94. https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6388; https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/article/view/6388
Pacheco, A., Cruz, G., Ferreira, T., & Cravino, J. P. (2025). Formação Pedagógica no Ensino Superior – Expetativas e motivações dos docentes. In P.Pic’25 – Porto Pedagogical Innovation Conference – Book of Abstracts (p. 11). Politécnico do Porto. https://cip.ipp.pt/ppic2025/book-of-abstracts/#page/11
Campos, H., & Ricardo, S. (2025). Desenvolvimento de Competências Docentes através do Learning Study: Uma Abordagem Inovadora para a Formação de Professores. In P.Pic’25 – Porto Pedagogical Innovation Conference – Book of Abstracts (p. 54). Politécnico do Porto. https://cip.ipp.pt/ppic2025/book-of-abstracts/#page/54
Leite, D., &Campos, H. (2025). Pensamento Computacional e Resolução de Problemas no Ensino Básico: Uma Abordagem Inovadora para a Formação de Alunos no Século XXI. In P.Pic’25 – Porto Pedagogical Innovation Conference – Book of Abstracts (p. 55). Politécnico do Porto. https://cip.ipp.pt/ppic2025/book-of-abstracts/#page/55