Dia da Poesia, com Ana Luísa Amaral, 2013

O “II Festival das Letras, DLC 2013” junta-se às celebrações do “Dia Mundial da Poesia”, promovendo um Encontro com a poetisa e professora universitária Ana Luísa Amaral. O evento terá lugar no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, no Auditório Aldónio Gomes, no próximo dia 21 de março de 2013, quinta-feira, pelas 14h30.

A entrada é livre. Haverá ainda exposição e venda de livros no local.

Cartaz

Notícia no Jornal UA Online

Álbum de fotos no Facebook do DLC

——————————-

 

Dia da Francofonia, 2013

Decorre no próximo dia 20 de março de 2013, quarta-feira, no âmbito do “II Festival das Letras”, a comemoração do Dia da Francofonia. O dia 20 de março foi declarado o Dia Internacional da Francofonia por ter ocorrido nesse dia a assinatura do tratado de criação da Agence Intergouvernamentale de la Francophonie. Mais informações em http://www.20mars.francophonie.org/

Cartaz 1 

A Área de Estudos Franceses do Departamento de Línguas e Culturas vai, mais uma vez, participar na celebração do Dia Internacional da Francofonia, que a 20 de março é celebrado em inúmeros países dos cinco continentes, e que este ano integra a programação do II Festival das Letras, organizado por este departamento.
Assim, um concurso e uma exposição de textos subordinados à temática “cidadania e solidariedade” e a exibição de um filme francês constituem o programa deste dia no DLC.

Por ocasião do Ano Europeu dos Cidadãos e no espírito do filme exibido (“Amigos Improváveis”), foi lançado, junto dos alunos, um concurso de textos relativos a temas como a tolerância, a solidariedade, a acessibilidade, que nos permitirá refletir sobre o conceito de cidadania na sociedade atual. Os textos dos alunos dos diversos cursos deste departamento, redigidos em francês, constituirão assim tema da exposição patente no DLC, no próximo dia 20 de março, a fim de celebrar o Dia Internacional da Francofonia. O melhor texto será por outro lado premiado, estando o anúncio do vencedor previsto para as 15h.

Relativamente ao filme a ser exibido, para além de um elenco de atores (François Cluzet e Omar Sy) que já nada têm a provar, e de uma banda sonora excecional, “Intouchables” (Amigos Improváveis) é a película francesa mais vista em França em 2011 e a mais rentável de sempre. Trata-se de uma comédia dramática baseada no livro autobiográfico “Le second souffle”, de Philippe Pozzo di Borgo, que retrata a profunda amizade entre dois homens que nada unia e que vão descobrir como valores essenciais ajudam a ultrapassar as maiores dificuldades da vida.

Realizado por Olivier Nakache e Eric Toledano, este filme será projetado em versão original com legendagem em Português. A sessão está aberta à comunidade e é gratuita.

Programa:
9h. – exposição de textos a concurso, sobre “cidadania e solidariedade”, no DLC
11h. – sessão de cinema: exibição do filme “Amigos Improváveis”, de Olivier Nakache e Eric Toledano (legendado em PT) – sala 2.0.3
15h. – anúncio do vencedor do concurso de textos poéticos e entrega de prémio.

Cartaz 2 e notícia

 

——————