Maria Helena Araújo e Sá participa com uma conferência nas 10.as Jornadas da Língua Portuguesa, a terem lugar na Universidade Pedagógica de Maputo, Beira, entre os dias 19 e 20 de setembro, que contou ainda com comunicações da (co)autoria das investigadora do CIDTFF, Ana Catarina Monteiro, Conceição Siopa e Luísa Álvares Pereira.

A Conferência, subordinada ao tema “Que lugar para as línguas indo-arianas e culturas indianas nas aulas de Português em Moçambique?”, relaciona-se com o estágio de pós-doutoramento realizado pela professora Carla Maciel, da Universidade Pedagógica de Maputo, no CIDTFF -LALE / Departamento de Educação e Psicologia, entre janeiro e julho de 2019.

Maria Helena Araújo e Sá é ainda coautora da comunicação “A interculturalidade nas práticas de educação e formação de professores” com Ana Catarina Monteiro, investigadora do CIDTFF e doutoranda do Programa Doutoral em Educação do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (DEP-UA).

No programa do evento encontram-se ainda as comunicações “Escrita académica na universidade: um projecto de investigação-ação” da autoria da investigadora e estudante do Programa Doutoral em Educação do DEP-UA, Conceição Siopa, e da investigadora do CIDTFF, Luísa Álvares Pereira; e “Actividades de (re)textualização na escrita académica: descrição e potencialidades pedagógicas” da coautoria de Marta Sitoe (UEM) e Conceição Siopa.

As 10.as Jornadas da Língua Portuguesa são um evento científico organizado pela rede do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua em Moçambique, em parceria com a Universidade Pedagógica e a Universidade Eduardo Mondlane, que se realizam desde 2005 e se têm vindo a afirmar, no panorama académico moçambicano, como um espaço de divulgação do conhecimento produzido nas áreas da linguística, da didática e das literaturas em língua portuguesa.

Inicialmente previstas para os dias 2 e 3 de maio, sofreram um adiamento para o mês de setembro em virtude dos trágicos acontecimentos ocorridos na Beira na sequência da passagem do ciclone Idai.

ver mais | programa