Doadores

A Universidade de Aveiro recebeu grande parte das suas coleções através da doação de Francisco Madeira Luís, que confiou à universidade as suas coleções de cerâmica contemporânea, vidro, cartazes, gravuras, madeira e ferro. Estas doações foram incorporadas no património da universidade através de um  protocolo estabelecido e assinado em Dezembro de 2001, por ocasião do 28º aniversário da UA.

A pintora francesa Hélène de Beauvoir, que visitou a Universidade de Aveiro em 1995, também doou um conjunto de 81 das suas pinturas, alguns desenhos e gravuras, assim como alguns dos seus objetos de pintura. Várias obras retratam a paisagem e vida quotidiana portuguesas na década de 40. O espólio de Hélène de Beauvoir foi também incorporado através de um protocolo assinado com a UA em 1995.

José Duarte, crítico de Jazz, e um dos maiores promotores e divulgadores desta música em Portugal, legou à universidade um acervo de jazz que inclui cartazes, livros, revistas, discos de vinil e cd’s, entre outros objectos pessoais como fotografias e bilhetes de concertos. Grande parte destes materiais encontram-se depositados no Centro de Estudos de Jazz e alguns deles estão disponíveis on-line no arquivo digital Sinbad.

O espólio do compositor português Frederico de Freitas foi doado pela sua filha Elvira de Freitas, entretanto já falecida, à Univervidade de Aveiro em 2010. É um espólio constituído por inúmeros documentos, entre os quais partituras editadas, partituras manuscritas, uma vasta coleção de correspondência, fotografias, discos antigos e outros.

A coleção de mais de 4000 discos de goma-laca 78 rpm de música portuguesa, foi doada à UA, por protocolo assinado em 17 de dezembro de 2012 pelo doador José Moças.

Em dezembro de 2013 a UA recebeu uma  coleção de instrumentos musicais de cordas e uma coleção de 81 guarda-joias de madeira, ambas doadas pelo seu construtor, engº  Joaquim Domingos Capela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.