A agência Erasmus+ portuguesa comunicou nos últimos dias os resultados das candidaturas às parcerias estratégicas deste programa de financiamento. O CIDTFF – UA coordena dois dos projetos aprovados: HiLives – Including and Connecting in Higher Education: networking opportunities for independent lives e TEDS – Teacher education for sustainability. Schools educating for sustainability: proposals for and from in-service teacher education. Ambos os projetos terão uma duração de 36 meses, desenrolando-se entre setembro de 2019 e agosto de 2022.

Promover a inclusão de estudantes com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) em instituições do ensino superior e a sua transição para uma vida ativa e independente, explorando o papel facilitador que os media digitais podem ter ao longo deste processo, são os dois grandes objetivos do projeto HiLives.

Para a criação deste novo cenário,o projeto congregará as valências e a expertise de oito parceiros de quatro países europeus: quatro instituições de ensino superior (Universidade de Aveiro, Portugal; Universidade de Ghent, Bélgica; Universidade de Salamanca, Espanha, e Universidade da Islândia; Islândia) e quatro associações/organizações portuguesas que trabalham diretamente com pessoas com necessidades especiais: ASSOL – Associação de Solidariedade Social de Lafões, Pais em Rede, FORMEM – Federação Portuguesa de Centros de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência e Avispt – Associação de Viseu dos Portadores de Trissomia 21.

A equipa da UA integrada por pessoas do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) – Departamento de Educação e Psicologia (DEP), do centro de investigação Digital Media and Interaction (DigiMedia) – Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) e do Gabinete Pedagógico da UA: Paula Santos – coordenadora da proposta (DEP/CIDTFF), Ana Margarida Almeida (DeCA/DigiMedia), Helena Araújo e Sá (DEP/CIDTFF), António Neto Mendes (DEP/CIDTFF), Gracinda Martins (Coordenadora do Gabinete Pedagógico), Gabriela Portugal (DEP/CIDTFF), Manuela Gonçalves (DEP/CIDTFF), Marisa Machado (doutoranda do programa Doutoral em Educação –DEP/CIDTFF) e Virgínia Chalegre (doutoranda do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais – DeCA/DigiMedia).

Enquadrado no ensino escolar, o grande objetivo do projeto TEDS é contribuir para a formação de professores para a sustentabilidade em cinco países europeus: Portugal, Finlândia, Malta, Lituânia e França. Entre as várias ações previstas, destacam-se a construção de um referencial para a formação de professores para a sustentabilidade e o desenho, implementação e avaliação de planos de formação de professores.

A parceria é integrada por cinco instituições de cinco países europeus: Universidade de Aveiro (Portugal), Universidade de Helsínquia (Finlândia), Universidade de Malta (Malta), Universidade Vytautas Magnus (Lituânia) e Universidade de Nantes (França). Ana Isabel Andrade (UA/DEP/CIDTFF) é a investigadora responsável pela proposta, cuja equipa nacional é ainda integrada pelos investigadores do CIDTFF, Manuela Gonçalves, António Moreira, Rui Vieira, Carlota Tomaz, Nilza Costa, Betina Lopes, Helena Araújo e Sá e Gabriela Portugal.

Para além destes, o CIDTFF – UA integra ainda como parceiro outros dois projetos aprovados no âmbito das parcerias estratégicas do Erasmus+: KAMILALA  : un projet créatif d’inclusion sociale par l’ouverture aux langues et aux cultures e LoCALL – LOcal Linguistic Landscapes for global language education in the school context.