O trabalho desenvolvido pelo investigador do CIDTFF Ângelo Ferreira, no âmbito da tese intitulada “Escola, identidade e resistência em Timor. O caso do externato de São José durante a ocupação indonésia” defendida pelo investigador a 24 de março, 2021, continua em destaque em vários meios de comunicação social.

O texto “Salvar a língua portuguesa: O Externato de São José em Timor durante a ocupação indonésia” da autoria do investigador, publicado a 7 de maio de 2021 no blog do CIDTFF, foi replicado no Jornal Mundo Português e destaque na página de facebook do Plano Nacional de Leitura 2027, no dia 11 de maio.

A 26 de maio de 2021, o jornal “Região de Águeda” publicou o artigo “Louvor e distinção para tese sobre escola ‘crucial para manter a Língua Portuguesa em Timor’”, tal como já fora feito a 17 de maio pelo Diário de Aveiro.

Mais recentemente, no dia 1 de junho de 2021, foi publicado no jornal Timor Post (o mais lido em Timor-Leste, maioritariamente escrito em tétum, mas com vontade de publicar em português) o artigo da autoria do investigador, com o título “Salvar a língua portuguesa e a identidade distintiva: O Externato de São José em Timor durante a ocupação indonésia”, uma melhoria do texto que havia sido publicado no CIDTFF e no Mundo Português.

A partir de junho, a convite do Timor Post, o investigador começará a redigir uma coluna quinzenal, que será publicada em simultâneo no Diário de Aveiro, sobre temas gerais, em especial que promovam o valor da Educação e da investigação em Educação, com ênfase na língua portuguesa e na(s) cultura(s) comum(ns) da CPLP, mas ainda versando as regiões do mundo influenciadas pela cultura portuguesa.