Tânia Araújo, Gabriela Ferreira & Daniela Pedrosa (CIDTFF) | VII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2021: livro de atas, pp. 299-315

Resumo:

A introdução dos recursos educativos digitais (RED) na Educação têm um papel relevante na construção da autonomia da criança. Este estudo foi realizado no âmbito de uma unidade curricular anual da Licenciatura em Educação Básica da Universidade de Aveiro. Os objetivos foram: 1) Identificar o tipo de RED e em que âmbito são utilizados; e 2) Compreender como os RED contribuem na promoção do processo de autonomia das crianças em idade pré-escolar, em dois contextos educativos, Contexto A – Instituição Particular de Solidariedade Social e o Contexto B – Escola Pública, localizados no distrito de Aveiro-Portugal. Adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa exploratória através de observações participantes e não participantes e uma entrevista estruturada à diretora da instituição do contexto A. Procedeu-se à análise de conteúdo e triangulação dos dados, que foram organizadas em categorias: Tipos de RED disponíveis e âmbito de utilização; Grau de autonomia da criança ao manusear os recursos; Estratégias de autorregulação da aprendizagem das crianças. Verificou-se que ambos os contextos recorrem aos RED e que sua utilização contribui no processo de autonomia na aprendizagem; e possibilidades de exploração dos recursos, tais como: criação de jogos interativos e atividades colaborativas que estimulem as relações interpessoais e a autonomia.

Este artigo surge no seguimento da participação das investigadoras, com uma comunicação na VII conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2021), que se realizou em formato online entre 18 e 19 de fevereiro, 2021. [notícia sobre o resumo]

Referência:
Araújo, T., Ferreira, G, & Pedrosa, D. (2021). Recursos educativos digitais e autonomia na educação pré-escolar em dois contextos educativos. In P. Gutiez Cuevas, A. García-Valcárcel, J. A. Moreira, V. Gonçalves, F. Garcia Tartera (Eds.), VII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2021: livro de atas (pp. 299-315). Instituto Politécnico de Bragança. http://hdl.handle.net/10198/24493