A investigadora Daniela Pedrosa (Universidade de Aveiro / DEP / CIDTFF) e Maria Castelhano (Mestranda em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra) dinamizaram, no dia 21 de abril de 2022, o mini workshop intitulado “Apresentações dinâmicas em contexto pedagógico: O Powtoon como substituto ao PowerPoint” com duração de 2 horas.

Esta ação de formação, integrada no âmbito do Programa de Formação e Atualização Pedagógica da Universidade de Aveiro, teve como objetivo dar a conhecer as funcionalidades da ferramenta Powtoon para criar vídeos e animações em substituição das tradicionais apresentações em PowerPoint, assim como o seu potencial em âmbito pedagógico.

Pretendeu-se que os cerca de 12 participantes ficassem capacitados a utilizar esta ferramenta de apresentações dinâmicas nas suas atividades pedagógicas, promovendo momentos dinâmicos e apelativos nas suas aulas.

As investigadoras têm vindo a promover a atualização pedagógica de professores, tendo já dinamizado anteriormente uma formação sobre a ferramenta no âmbito do Plano de Formação Pedagógica e de Competências Pessoais para docentes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).