O CIDTFF estará presente na edição 2022 do Encontro Ciência, que irá decorrer nos dias 16, 17 e 18 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa.
No dia 16, a investigadora Ana Isabel Andrade proferirá uma comunicação baseada no trabalho desenvolvido no âmbito do projeto europeu TEDS. A comunicação, que se intitula “Formação de Professores para a Sustentabilidade: reflexões a partir do desenvolvimento de um projeto”, decorrerá no âmbito da sessão temática “Educação de Qualidade III” (sala A, 15h30 – 17h00) – ver gravação.
Já no dia 17, a investigadora Paula Santos apresentará a comunicação “HiLives: transformando o Ensino Superior Europeu, visando a plena inclusão e emancipação”. Enquadrada na sessão temática “Educação de Qualidade V” (auditório 4 – 14h00-15h30), a comunicação terá como objetivo a apresentação do projeto europeu HiLives – ver gravação | ver comunicação.
No dia 18, decorrerá a demonstração da OESC – “Open Education Smart Campus”, uma plataforma em desenvolvimento com fundos programáticos da FCT que tem como objetivo centralizar conhecimento na área da educação e dar acesso a Recursos Educacionais Abertos e espaços de discussão e formação a diferentes interessados, incluindo investigadores, educadores, políticos, meios de comunicação e público em geral. A demonstração será dinamizada pela investigadora Dionísia Laranjeiro.
Além disso, serão vários os pósteres de estudantes de doutoramento bolseiros que estarão expostos no encontro:
– Percursos de In(ex)clusão Social no Ensino Profissional: Rumo a uma proposta socioeducativa com e para os seus protagonistas | Ana Filipa Moutela Marques Traqueia (Programa Doutoral em Educação | Grupo de Investigação em Políticas, Avaliação e Qualidade)
– EduPARK – jogo inovador e interdisciplinar para promoção da conservação da natureza | Ana Rita Monteiro Rodrigues (Programa Doutoral em Multimédia em Educação | Grupo de Investigação em Ciência, Tecnologia e Inovação)
– Educar para a diversidade biocultural nos primeiros anos de escolaridade: um caminho para a sustentabilidade | Bruna Filipa Fonseca Batista (Programa Doutoral em Educação | Grupo de Investigação em Linguagens, Discursos e Identidades)
– Hacia el hermanamiento: Educação plurilingue e intercultural no contexto fronteiriço luso-espanhol | Carolina Lourenço Simões (Programa Doutoral em Educação | Grupo de Investigação em Linguagens, Discursos e Identidades)
– Aconselhamento no Luto: a formação especializada no contexto português | Cristina Maria Felizardo Rodrigues (Programa Doutoral em Educação | Grupo de Investigação em Políticas, Avaliação e Qualidade)
– Educação STEAM e a promoção da Criatividade aliadas em uma proposta para a formação inicial de professores do 1º CEB | Erika Louise Branco Ribeiro (Programa Doutoral em Educação | Grupo de Investigação em Ciência, Tecnologia e Inovação)
– Metodologias ativas em espaços flexíveis de aprendizagem: Proposta de um modelo de formação de docentes na Universidade de Aveiro | Gabriela de Leon Nóbrega Reses (Programa Doutoral em Multimédia em Educação | Grupo de Investigação em Ciência, Tecnologia e Inovação)
– A banda desenhada na comunicação e educação em ciência: desenvolvimento de um recurso didático interativo | Marina de Lira Pessoa Mota (Programa Doutoral em Educação | Grupo de Investigação em Linguagens, Discursos e Identidades)
– “Crescer sem Muros”: uma estratégia formativa inovadora para articular práticas na natureza e no jardim-de-infância | Raquel Vanessa Horta Ramos (Programa Doutoral em Educação | Grupo de Investigação em Políticas, Avaliação e Qualidade)
– O plurilinguismo e as políticas linguísticas educativas da União Europeia: teoria ou prática? | Ricardo Filipe da Silva Torres (Programa Doutoral em Educação | Grupo de Investigação em Linguagens, Discursos e Identidades)
– Awakening to languages em contextos educativos: Uma revisão de literatura de tipo narrativo | Sara Lúcia Tavares dos Santos (Programa Doutoral em Educação | Grupo de Investigação em Linguagens, Discursos e Identidades)
– Educação Musical no 3° Ciclo do Ensino Básico: contributos didáticos para uma educação de qualidade | Maria João Vasconcelos (Programa Doutoral em Educação | Grupo de Investigação em Políticas, Avaliação e Qualidade)
As demonstrações e os pósteres podem ser visitados ao longo de todo o dia, na área expositiva do evento, entre as 9h30 e as 18h30.
O programa está disponível para consulta na página do encontro.
O Ciência 2022 é promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva e com a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, contando ainda com o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
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Notícia atualizada a 20/05/2022 para inclusão dos links para as gravações das comunicações.
O seguinte póster de estudante de doutoramento bolseiro também estará exposto no encontro:
Educação Musical no 3° Ciclo do Ensino Básico: contributos didáticos para uma educação de qualidade | Maria João Vasconcelos (Programa Doutoral em Educação | Grupo de Investigação em Políticas, Avaliação e Qualidade)
Agradecemos a atualização.