A 14 de junho de 2022, a investigadora Susana Ambrósio (CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro) dinamizou, a convite do recém-criado GOMA – Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Armamar, a atividade “Cien…quê?!? Mas afinal como são os cientistas?” junto das turmas dos 7ºA, 7ºB, 8ºA e 8ºB, onde foram abordados os estereótipos em torno do que é uma pessoa cientista.

“Como são os cientistas? Será que todos usam bata? Usam todos óculos? Será que só há cientistas homens? E será que os cientistas também trabalham fora do laboratório?” foram algumas das questões que serviram de mote à conversa.

A atividade foi realizada em estreita articulação com Raquel Branquinho, membro da coordenação do GOMA – Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Armamar é financiado pela Agência Nacional Ciência Viva e tem como parceiro institucional o Município de Armamar.

Inicialmente dinamizada, a convite, no âmbito do “Encontro com o Cientista”, evento organizado Fábrica Centro de Ciência Viva a 6 de maio de 2022, foi já replicada, nos dias 23 e 30 de maio, com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Colégio Imaculada Conceição, em Viseu.