A 20 de julho de 2022, teve lugar na Universidade de Aveiro, a 4.ª edição do Fórum de Ensino e Aprendizagem (Teaching & Learning Forum), evento anual de reflexão e debate sobre a estratégia de ensino e aprendizagem nesta instituição, que contou com os contributos de vários investigadores do CIDTFF que damos de seguida a conhecer.

Cecília Guerra (CIDTFF, DEP, UA) participou com o poster “Tecnologias e Educação em Ciência: relatos de uma experiência na formação inicial de professores de Biologia e Geologia” (monitor 1), em coautoria com Gonçalo Andrade, Beatriz Cordeiro, Bruno Pereira, Filipa Pessoa, Fausto Sá, Lara Santos & Pedro Veiga.

Davys Moreno (CIDTFF, DEP, UA) esteve presente com o poster intitulado “Music for All: Promoting Inclusive Music Education in Portugal” (monitor 2) em coautoria com António Moreira (CIDTFF, DEP, UA), Oksana Tymoshchuk & Carlos Marques.

E Ana Margarida Ramos (CCLC, DLC & CIDTFF, DEP, UA) participou com o poster “Como a Literatura para crianças e jovens pode ser uma literatura para todos: diversificar práticas de ensino e avaliação para responder às expectativas dos alunos” (monitor 2).

O evento contou ainda com os workshops “Desenvolvimento pedagógico: Que percursos de desenvolvimento profissional docente, visando a inovação pedagógica, para a UA?”, dinamizado por Vânia Carlos (CIDTFF, DEP, UA) e Susana Caixinha (DEP,UA) na sala 21.2.1 (DeCA), e “Promoção do sucesso escolar: Os lugares da heterogeneidade na comunidade UA: Quais as potencialidades?”, dinamizado por Ana Balula (CIDTFF, ESTGA, UA) & Sofia Martins, junto ao UAIntercultural.

O Fórum de Ensino e Aprendizagem | Teaching & Learning Forum tem vindo a construir-se sobre a sua ambição original de ser o “ponto de encontro” daqueles que, sendo parte do processo de ensino e de aprendizagem na UA, querem participar no debate nesta área.