Marília Rua, investigadora do CIDTFF e docente da ESSUA, apresentou o póster intitulado “Alcance do Projeto UaCuida na World Wide Web: desafios e oportunidades em tempos de Pandemia – Covid19”, em coautoria com Rita Leal, Carlos Mascarenhas, Mariana Cardoso, Sandra Rodrigues, no Congresso Internacional de Investigação em Enfermagem (NURSID 2022).

O congresso teve lugar na Escola Superior de Enfermagem do Porto, entre 14 e 15 de julho de 2022, e foi dedicado ao tema “Futuro da Investigação em Enfermagem”.

O póster e o texto de apoio falam de como a emergência pandémica teve um impacto nas dinâmicas das instituições de saúde, nomeadamente na falta de acompanhamento na transição para a parentalidade a casais/famílias, e de como o projeto UaCuida, e principalmente os e-Colóquios de Barriguitas e a criação de website de apoio, procuraram cobrir essa lacuna.

Em resumo, conclui que a educação para a saúde online pode ser uma opção para as grávidas, podendo diminuir a afluência aos serviços de saúde não só em tempos de pandemia; e que o acesso online se apresentou como um desafio e uma oportunidade para o projeto.