Nos dias 16 e 17 de setembro de 2022 realizou-se o II Encontro “Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas” e V International Seminar on Science Education / V Seminário Internacional de Educação em Ciências, que contou com a presença de vários investigadores do CIDTFF.

No dia 16 de setembro, o investigador do CIDTFF, António Cachapuz dinamizou, a convite, a conferência “Formação de professores, 2022 e depois: o que falta”, no painel “Formação de Professores para a Escola em Mudança” moderado por Fátima Paixão (CIDTFF).

No mesmo dia, a conferência plenária “CTS e/ou STEAM?” contou com a comunicação convidada “Educação CTS versus tendências STEAM”, dinamizada pela investigadora do CIDTFF, Isabel P. Martins.

No dia 17 de setembro, a investigadora do CIDTFF, Alcina Mendes apresentou, a convite, a comunicação intitulada “Supervisão, formação e colaboração para mudar a avaliação pedagógica num agrupamento de escolas”, integrada no plenário “Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas”; e o painel “Educação e Formação para o Desenvolvimento Pessoal e Social”, moderado por Isabel P. Martins (CIDTFF), contou com a comunicação “Género, diversidade e direitos humanos: emergências curriculares” dinamizada por Filomena Teixeira (CIDTFF).

Além das participações nas conferências plenárias, o programa do evento contou ainda com as seguintes comunicações:

16 setembro
Formação inicial de professores em Angola: O que pensam os docentes do ISCED-Huíla | Joaquim Rocha, Fátima Paixão (CIDTFF), Sandra Guimarães & Fátima R. Jorge

Avaliação de aprendizagens em ciências de crianças do 1º CEB através de jogos digitais | Patrícia Christine Silva (CIDTFF), Ana V. Rodrigues (CIDTFF) & Paulo Nuno Vicente.

À descoberta do arboreto do jardim numa intervenção educativa com estudantes de educação básica: contributos para a ecoliteracia num contexto de educação não formal | Susana Silveira (CIDTFF)

Química Verde: Mudança de Paradigma no Ensino Experimental das Ciências | Rui M. B. Carrilho, Rafael T. Aroso, Giusi Piccirillo, Conceição Costa, Fátima Paixão (CIDTFF) & Mariette M. Pereira
17 setembro
Quizzes matemáticos na avaliação formativa das aprendizagens por alunos de 1.º ano de escolaridade | Tânia Antunes & Fátima Regina Jorge (CIDTFF)

As estratégias de formação e de supervisão como fatores de qualidade da formação de professores – o caso de uma Oficina de Formação | Manuela Martins & Alcina Mendes (CIDTFF)

Estruturando uma Avaliação do Desempenho Docente no contexto do Desenvolvimento Profissional | Mário Macedo, Ana Isabel Andrade (CIDTFF) & Fátima Paixão (CIDTFF)

Escada de Peixes entre a Matemática, o Português e o Estudo do Meio no 1º CEB: uma experiência pedagógica interdisciplinar | Maria do Rosário Castiço de Campos, Nuno Martins, Natália Albino Pires, Virgílio Rato & Susana Silveira (CIDTFF)

Avaliação das aprendizagens: Uma Revisão Sistemática da Literatura entre 2010-2020 | Carla Santos & Fátima Paixão (CIDTFF)

Vídeos-Dicas: recurso educativo para professores do 1º CEB de apoio ao ensino experimental das ciências| Ana V. Rodrigues (CIDTFF), Joana P. Peixinho (CIDTFF), Patrícia Christine Silva (CIDTFF) & Isabel P. Martins (CIDTFF)

Didática e prática na formação inicial – integração de matemática e ciências naturais em atividade de índole investigativa em Jardim de Infância | Fátima Regina Jorge (CIDTFF), Fátima Paixão (CIDTFF) & Helena Martins

O conceito de flexibilidade curricular revisto a partir de literatura da década de 2010-2019 | Gonçalo Silva & Fátima Paixão (CIDTFF)

De um instrumento de recolha de dados a um plano de formação contínua de professores para o aperfeiçoamento de competências transversais | Pascoal Lourenço & Fátima Paixão (CIDTFF)

O livro de resumos encontra-se disponível no site do evento em: https://apeduc.ipcb.pt/submissoes/

O evento constituído por dois encontros científicos, organizado em conjunto pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESE IPCB) e pela Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC), procurou criar oportunidades de diálogo entre os participantes sobre ambas as temáticas, apresentando e comparando estudos e experiências diversificadas, e tendo em conta que a complexidade do tempo, acelerada pelo desenvolvimento científico e tecnológico, também gere a Vida das Escolas, destacando e fundamentando qualquer que seja o âmbito e o grau de flexibilização e de integração de saberes.

As investigadoras do CIDTFF, Fátima Paixão e Fátima Regina Jorge integraram a Comissão Organizadora, e a Comissão Científica dos dois encontros científicos contou com os contributos de Alcina Mendes, António Cachapuz, Cecília Costa, Fátima Paixão, Fátima Regina Jorge, Filomena Teixeira, Isabel P. Martins, J. Bernardino Lopes, Lúcia Pombo, Rui M. Vieira, e Teresa Neto.