Entre os dias 23 e 24 de fevereiro de 2023, ocorreu na Facultad de Educación, da Universidad de Salamanca (Espanha), a IX Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC (ieTIC2023), que contou com contributos da investigadora de doutoramento, Gabriela Reses, e da sua orientadora, Vânia Carlos (DEP, UA), ambas membros integrados do CIDTFF.

No painel “Tecnologias digitais e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, Gabriela Reses e Vânia Carlos apresentaram a comunicação oral intitulada “Formação de professores para implementação de metodologias ativas em Espaços Flexíveis de Aprendizagem”, divulgando um estudo Delphi, ainda em desenvolvimento, voltado para a identificação de premissas formativas de professores do Ensino Superior para a adoção de metodologias ativas em Espaços Flexíveis de Aprendizagem (EFA), como o espaço SALT – Space for Active Learning and Teaching, recentemente instalado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

A ieTIC2023 englobou as temáticas das tecnologias e ODS, Ciência Aberta, envolvimento/engajamento e bem-estar digital, tecnologias para educação inclusiva, narrativas imersivas, estratégias de avaliação com suporte digital e projetos para o desenvolvimento de competência digital.

Este evento foi organizado pela rede de universidades hispano-portuguesas IPB/USAL/UAberta/UCM, formada pelo Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão de Informação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança em Portugal, o Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación da Universidad de Salamanca em Espanha, a Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta em Portugal e o Departamento de Estudios Educativos/ Didáctica y Organización Escolar da Facultad de Educación da Universidad Complutense de Madrid.

As gravações das sessões da ieTIC2023 estão disponíveis no através do canal Youtube do Congresso: https://www.youtube.com/channel/UC6uSRswmTRgycoLfw24eKjg.

Os livros de resumos e atas da conferência serão disponibilizados em breve.