11 abril, 2023 | 14h00 | Evento híbrido (5.3.27, DEP, UA & Online)

O próximo Seminário Temático do LabELing decorre no dia 11 de abril, entre as 14h00 e as 16h00, e contará com duas comunicações. O seminário terá início com a comunicação de Andreia Reis, acompanhada da Colaboradora do LabEling, Ana Sofia Pinho, e encerra com a comunicação de Iban Asenjo Garde.

A partir das 14h00, Andreia Reis e Ana Sofia Pinho apresentam a comunicação intitulada “Formar professores de 1.o CEB numa perspetiva de cidadania global e de justiça social”. De seguida, Iban Garde apresenta a comunicação “Modelos lingüísticos en el Sistema Educativo Vasco actual. Enseñanza de la lengua minoritaria: Nuevos retos”.

A sessão está aberta a todos os interessados, presencialmente na sala 5.3.27 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, ou online, via zoom-colibri (link de acesso disponibilizado após inscrição, por email, para parranca.silva@ua.pt).

Resumo das comunicações:

14h00 – 15h00 | Formar professores de 1.o CEB numa perspetiva de cidadania global e de justiça social | Por Andreia Reis e Ana Sofia Pinho

As problemáticas da cidadania global (ECG) e da justiça social (EJS) têm sido alvo de preocupação crescente no campo da educação e da formação de professores (Auh & Sim, 2018; Cochran-Smith, 2010; Pijanowski & Brady, 2021). Tal facto se deve, por um lado, a processos de globalização e à importância de desenvolver cidadãos ativos e esclarecidos com consciência crítica e agência transformadora (Kopish, 2017; Lourenço, 2018; Zhao, 2010) e, por outro lado, à necessidade de refletir sobre os curricula de formação inicial de professores e de que modo estes consideram questões de equidade, diversidade, cidadania e justiça social na profissionalidade docente (Kitchen & Petrarca, 2016).

Neste seminário, pretendemos apresentar um projeto de investigação de doutoramento (2020.04942.BD), através do qual visamos compreender de que modo a formação inicial de futuros professores do 1.o Ciclo do Ensino Básico está a integrar no seu currículo a ECG e a EJS.

15h00 – 16h00 | Modelos lingüísticos en el Sistema Educativo Vasco actual. Enseñanza de la lengua minoritaria: Nuevos retos | Por Iban Asenjo Garde

Primeramente, y de una manera muy breve, expondremos cuál ha sido la evolución de la lengua vasca a lo largo de la historia para poder analizar la situación actual de la misma. Una lengua que ha sido minorizada y minoritaria pero que hoy en día cuenta con un gran aceptación y prestigio social.

La Ley para la Normalización del Euskera en el País Vasco ha cumplido 40 años. Gracias a ella, la realidad sociolingüística del euskara ha cambiado radicalmente, aumentando tanto el conocimiento como el uso de la misma. Sin embargo, 40 años después, urge un nuevo pacto educativo que afronte mejor la enseñanza de la lengua y los procesos de segregación que se están produciendo en las escuelas.

Si bien a priori ambas problemáticas son diferentes, podremos ver cómo, a lo largo de estos años, han estado íntimamente relacionadas. Y es que, los tres modelos lingüísticos surgidos de esta ley han tenido también un efecto en la segregación escolar Así, la inmensa mayoría del Parlamento Vasco ha acordado un nuevo pacto educativo en la que estas dos grandes cuestiones tienen un protagonismo principal. Dicho acuerdo se quiere llegar a convertirlo en ley a finales del presente año.