A convite da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS – Instituto Politécnico de Leiria), a investigadora do CIDTFF Raquel Ramos e a educadora Joana Bernardo (da Fundação Bissaya Barreto) partilharam a experiência vivenciada na Noruega no âmbito de um seminário de prática pedagógica.

Intitulado “Uma viagem (trans)formadora até à Noruega: experiências, dilemas e desafios vivenciados por duas educadoras de infância numa Nature and Outdoor Kindergarten”, decorreu no dia 12 de abril de 2023, no auditório da ESEC, e teve como público as alunas de Mestrado de Educação de Infância e Educação Básica, e professores e investigadores na área.

O seminário teve como base o estágio de um mês num Forest/Nature Kindergarten, Nilsbyen friluftsbarnehage, na Noruega, em setembro de 2022, durante o qual as duas investigadoras desenvolveram um projeto de investigação intitulado “Opportunities for action (affordances) and learning in Norwegian Forest/Nature Kindergarten: inspirations, reflections and recommendations”.

As investigadoras já partilharam anteriormente a experiência, nomeadamente num seminário organizado pelo Núcleo do Investigador Bolseiro do CIDTFF e num artigo publicado na edição 127 dos Cadernos de Educação de Infância [C:E:I], editados pela APEI – Associação de Profissionais de Educação de Infância.