O Investigador do CIDTFF, António Pedro Costa, participa como formador na Escola de Verão da Universidade Politécnica de Macau, que decorre em formato online entre os dias 15 e 24 de maio de 2023.

António Pedro Costa será responsável por 2 sessões: no dia 17 maio, dinamizará a sessão “Investigação Qualitativa: as ferramentas abrem tendências mais promissoras?” e, no dia 18 de maio, o “Workshop: Otimização da Revisão da Literatura com apoio de software”.


Investigação Qualitativa: as ferramentas abrem tendências mais promissoras?

A Investigação Qualitativa nos últimos anos tem ganho maior reconhecimento científico, dado o aperfeiçoamento das metodologias mais adensadas e mais lastreadas em saberes de diferentes âmbitos do conhecimento. Um destes saberes que contribuiu na melhoria da qualidade dos estudos qualitativos foi a incorporação de um conjunto de ferramentas, boa parte delas computacionais. Embora estas ferramentas possam fornecer suporte e reduzir a subjetividade, elas devem estar alinhadas com os marcos teóricos-conceituais-metodológicos da investigação, que são os eixos que lhe dão coerência e coesão. As competências do investigador são fundamentais para garantir a integridade e a ética do processo de construção da investigação, desde a formulação do projeto até à divulgação dos resultados. Nesta palestra espera-se discutir os desafios a serem superados no desenvolvimento e uso de ferramentas acuradas.


Otimização da Revisão da Literatura com apoio de software

A Revisão da Literatura consiste em uma atividade transversal a todos os projetos de investigação. O investigador pode utilizá-la como apoio para definição da pergunta de pesquisa, discussão dos resultados e construção de evidências científicas. Além disso, a Revisão da Literatura possibilita fundamentar as ações desenvolvidas na prática profissional, as políticas públicas e a identificação de lacunas do conhecimento que precisam ser superadas. Neste contexto, iremos usar o software webQDA (www.webqda.net). Esta ferramenta contém funcionalidades que visam a otimização da Revisão da Literatura, de modo a que o investigador possa importar os metadados por meio dos gestores de referências ou das bases de dados. Após a importação, o software permite classificar automaticamente os metadados de acordo com os autores, tipo de publicação, ano e palavras-chave. Também, possibilita identificar os metadados duplicados e excluir por meio de um clique as publicações que não se enquadram nos critérios de elegibilidade descritos na proposta de investigação. A partir destes resultados é possível gerar mapas de códigos, círculo de códigos, gráficos de barra e circulares e mapas conceptuais.

Além de workshops e apresentações dinamizadas por convidados, o programa inclui também uma “Sessão de partilha” por estudantes, orientadores, coorientadores, e examinadores externos, e “Partilha de experiências – Publicação científica” por Estudantes, docentes no doutoramento e docentes da FLT com projetos de investigação.