Sílvia Melo-Pfeifer, investigadora do CIDTFF e professora na Universidade de Hamburgo, é convidada do workshop “Family language policy: multilingual and multiliteracy practices and ideologies in home environment” a decorrer no INALCO, Maison de la recherche, em Paris, no dia 26 de abril de 2024.

A investigadora dinamizará a sessão “Beyond a logocentric relationship with the heritage language: Material culture and the development of multisensory, spatial and material literacy practices at home”, em que revisitará o conceito de “homescape”, propondo uma definição multissensorial e menos logocêntrica de práticas multilingues e multiletradas em relação à manutenção da língua de herança, e explorará as ligações entre a cultura material da língua de herança e o desenvolvimento de práticas de literacia multissensorial, espacial e material em casa.

Este workshop tem como objetivo discutir as práticas e ideologias da literacia linguística familiar. A discussão girará em torno de temas-chave, que incluem as paisagens linguísticas para o desenvolvimento de multiliteracias, as atitudes dos pais e/ou das crianças em relação à transmissão da literacia linguística em casa, as ideologias dos adultos relativamente ao desenvolvimento da tri-biliteracia das crianças, a agência das crianças nas práticas de multiliteracia, e as estratégias familiares de desenvolvimento da multiliteracia. Ao abordar estes aspectos, o workshop pretende contribuir para uma compreensão mais profunda das complexidades que envolvem a literacia linguística familiar em contextos multilingues transnacionais.

ver mais | poster