No passado dia 6 de junho de 2024, a investigadora Patrícia Christine Silva (CIDTFF, DEP, UA) apresentou os projetos “Programa de Ensino Experimental das Ciências” (PEEC) e RED_Ciências na Unidade Curricular (UC) de “Métodos e Técnicas de Intervenção em Matemática e Ciências da Natureza” do Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, a convite da docente da UC Ana Oliveira.

O PEEC está a ser desenvolvido no âmbito do projeto de doutoramento da investigadora, em curso na Universidade de Aveiro, e oferece 120 atividades práticas de ciências e respetivos recursos didáticos de apoio à sua exploração sistemática e sequencial ao longo do 1º CEB, tendo por base uma proposta curricular também desenvolvida originalmente para o efeito.

[rubrica (H)À Educação]

O RED_Ciências é um dos Recursos Educativos Digitais (RED) para o 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) – Ilha Periscópio, projeto desenvolvido pela Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com a Universidade Nova de Lisboa – iNOVA Media Lab, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Universidade de Aveiro (UA), que oferece recursos educativos digitais, abertos e interativos, para as áreas curriculares de Ciências, Matemática e Português do 1º CEB.

Os conteúdos de Ciências foram da resposabilidade de uma equipa da UA, tendo contado com a coordenação das investigadoras do CIDTFF Ana V. Rodrigues e Isabel P. Martins, e com os contributos dos investigadores do CIDTFF Joana Peixinho, Patrícia Christine Silva (que agora apresentou estes recursos), Filomena Teixeira (ESEC), Rui M. Vieira, Celina Tenreiro-Vieira, Patrícia Sá, Dulce Vaz e Fernanda Couceiro.

[mais sobre os RED 1.º CEB]