[notícia atualizada a 29 de novembro, para acrescento de informações sobre artigos não apresentados e que foram selecionados para publicação nos proceedings]
Vários investigadores do CIDTFF estiveram presentes e apresentaram comunicações na 4th International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education (TECH-EDU’2024), que teve lugar na Universidade de Khalifa, em Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos (UAE), entre 13 e 15 de novembro de 2024.
Damos a conhecer os contributos dos nossos investigadores incluídos no programa completo:
A Special Track “Emerging Technologies and Learning Environments” contou com a comunicação “ID118 – EduGenZ: A gamified educational framework for GenZ using affective and immersive technology” da coautoria de Sofia Hadjileontiadou (Democritus University of Thrace), Sofia Dias (Universidade de Lisboa), Anastasios Mikropoulos (University of Ioannina), Ana Balula (CIDTFF, ESTGA-UA), Anna Klothou (Democritus University of Thrace), Charalambos Sakonidis (Democritus University of Thrace), Ioannis Kapsidis (Democritus University of Thrace), Ilias Kitsas (Aristotle University of Thessaloniki), Vasilis Charisis (Aristotle University of Thessaloniki), Stelios Hadjidimitriou (Aristotle University of Thessaloniki), Charis Sotirakis (Aristotle University of Thessaloniki), George Apostolidis (Aristotle University of Thessaloniki)& Leontios Hadjileontiadis (Khalifa University).
A Special Track “Instrumental Orchestration to integrate AI tools in SM&T education” de dia 14 de novembro, coordenada por Bernardino Lopes (CIDTFF, UTAD), incluiu:
- ID103 – Visual Programming as an Epistemic Tool | por Gustavo de Carvalho (UTAD), José Cravino (CIDTFF, UTAD) e J. Bernardino Lopes (CIDTFF, UTAD)
- ID129 – Improving Teaching with Artificial Intelligence Scaffolding in Physics Education wID108 – Teacher Feedback as a Promoter of Computational Thinking | por Vera Escaleira (UTAD), José Cravino (CIDTFF, UTAD) e J. Bernardino Lopes (CIDTFF, UTAD)
Também no dia 14 de novembro, a Special Track “Mathematics, Sciences, and Technology: 21st-century teaching and learning” coordenada por Paula Catarino (CIDTFF) incluiu as seguintes comunicações por investigadores CIDTFF:
- ID106 – The conceptions of future primary teachers about the development of computational thinking through a card game | por André Joaquim (UTAD), Ana Morais (UTAD), Paula Catarino (CIDTFF, UTAD) & Ana Paula Aires (CIDTFF, UTAD)
- ID140 – Integrating Computational Thinking and Artificial Intelligence into Mathematics Education: A Pathway for the 21st Century | por Margarida Pinheiro (CIDTFF, ISCA-UA) & Vanda Santos (CIDTFF, DEP, UA)
- ID147 – An ethnomathematics task using Bisalhães black pottery | por Helena Bogas (UTAD), Paula Catarino (CIDTFF, UTAD), Mariluce Silva (UTAD), Maria Nascimento (CIDTFF, UTAD)
A comunicação “Exploring the impact of modern board game and video game playing frequency on critical thinking” por Ana Morais, Hélder Sousa, Gonçalo Cruz (CIDTFF), Caroline Dominguez (CIDTFF) & Ana Paula Aires (CIDTFF) foi apresentada na Main Track “Digital Pedagogy and Emerging Technologies” de 15 de novembro.
A Special Track “Learning Today, Thriving Tomorrow: rethinking learning design in the digital era” de 15 de novembro, foi coordenada por Ana Balula (CIDTFF, ESTGA-UA) e co-coordenada por Sandra Vasconcelos (CITFF, IPPorto) e Ana Rita Costa (CIDTFF, DEP, UA) e incluiu:
- ID110 – Embedding Sustainability Awareness into English for Specific Purposes Learning | por Sandra Vasconcelos (CIDTFF, IPPorto), Ana Balula (CIDTFF, ESTGA-UA) & Ana Rita Costa (CIDTFF, DEP, UA)
Uma segunda sessão da Special Track “Learning Today, Thriving Tomorrow: rethinking learning design in the digital era”coordenada por Sandra Vasconcelos (CIDTFF, IPPorto) e co-coordenada por Ana Balula (CIDTFF, ESTGA-UA) e Ana Rita Costa (CIDTFF, DEP, UA) e incluiu as comunicações:
- D141 – Rethinking Learning Design in the Digital Era: Innovations and Implications | por Margarida Pinheiro (CIDTFF, ISCA-UA)
- ID132 – Exploring the potential of E-portfolios in Fostering Tourism Students’ Career Skills | por Sandra Vasconcelos (CIDTFF, IPPorto)
- ID111 – Collaboration by design: a case of hybrid ESP learning | por Ana Balula (CIDTFF, ESTGA-UA)
Os artigos apresentados serão publicados pela Springer e submetidos para indexação tanto nos Conference Proceedings Citation Index (CPCI, Web of Science™) como na Scopus™.
Alguns trabalhos, que não puderam ser apresentados por impossibilidade de os autores o fazerem presencialmente, foram seleccionados para publicação nos proceedings da Springer. São estes:
- The Effects of Cooperative Learning on Metacognition and Critical Thinking Dispositions in Portuguese Engineering Students | por Caroline Dominguez (CIDTFF, UTAD), José Lopes (UTAD), Eva Morais (UTAD), Daniela Pedrosa (CIDTFF, IPSantarém) & Helena Silva (UTAD)
- Digital games’ instrumental orchestrations to enhance integral calculus learning – a case study | por Carlos Monteiro (UTAD) & Cecília Costa (CIDTFF, UTAD)
- Implications of introducing Octave to the teaching of matrix addition and scalar multiplication | Cecília Costa (CIDTFF, UTAD), Calvino Capoco (UTAD) & Ricardo Gonçalves (IP Cávado e Ave)
- Enhancing Digital Skills in Higher Education: effects of the Group Investigation Cooperative Learning method in Engineering Education students | Caroline Dominguez (CIDTFF, UTAD), Margarida Carvalho (UTAD), Teresa Morais (Escola Secundária São Pedro), Margarida Lucas (CIDTFF, DEP, UA), Pedro Bem-Haja (DEP, UA) & Eva Morais (UTAD)
- Concept map as an assessment item | Maria Nascimento (CIDTFF, UTAD), Eva Morais (UTAD) & Paula Catarino (CIDTFF, UTAD)
- Personalization of a learning environment supported by AI for vocational training based on skills required: A research proposal | Glória Aplugi (UAb), Arnaldo Santos (UAb) & José Cravino (CIDTFF, UTAD)
- Uncertainty concept interpretation in the probabilistic language used by fifth-year Brazilian students | Fátima Kian (UFABC), Ailton Junior (UFABC) & Maria Nascimento (CIDTFF, UTAD)
- How Do Higher Education Teachers Feel About The Pedagogical Training Courses They Undergo? An Exploratory Sentiment Analysis | Gonçalo Cruz (UTAD), Walkir Brito ((UTAD), Ranan Venancio (UTAD), Tatiana Ferreira (UTAD), Mariana Guerra (UTAD) & José Cravino (CIDTFF, UTAD)
Num mundo em rápida evolução, onde a tecnologia está a transformar a forma como se aprende e ensina, garantir que todos os estudantes têm acesso a práticas de ensino e aprendizagem de qualidade é fundamental para que se possam alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Na TECH-EDU’2024, estão empenhados em fazer avançar esta causa e promover a inovação no ensino e na aprendizagem através (e com) da utilização adequada da tecnologia.
Ana Balula (CIDTFF, ESTGA-UA) foi Organisation Chair da TECH-EDU 2024 e o evento contou ainda com o investigador José Paulo Cravino (CIDTFF, UTAD) entre os “publication chairs” do evento; e integram a comissão científica os investigadores do CIDTFF, Ana Gonçalves (UTAD), Ana Paula Aires (UTAD), Caroline Dominguez (UTAD), Cecília Costa (UTAD), Daniela Pedrosa (Instituto Politécnico de Santarém), J. Bernardino Lopes (UTAD), Maria Manuel Nascimento (UTAD) e Paula Catarino (UTAD).