European Centre for Modern Languages (ECML) do Conselho da Europa anunciou o lançamento da página sobre Mediação em ensino, aprendizagem e avaliação (METLA), disponível em Inglês e Francês.

Intitulado “Mediation in teaching, learning and assessment” (www.ecml.at/mediation), é um dos resultados do ECML programme “Inspiring innovation in language education: changing contexts, evolving competences” (2020-23), e contou com a participação da investigadora CIDTFF Sílvia Melo-Pfeifer (Universidade de Hamburgo).

Os recursos METLA propõem formas inovadoras e interessantes de os professores de línguas estrangeiras do ensino básico e secundário incluírem a mediação linguística na sua prática quotidiana na sala de aula. Fornecem informações essenciais sobre a mediação linguística, exemplos de tarefas de mediação interlinguística e orientações passo a passo sobre como conceber e avaliar as suas próprias tarefas de mediação linguística.

Esta fornece aos professores de línguas, aos formadores de professores de línguas e aos decisores políticos:

  • um guia didático para professores de línguas estrangeiras no ensino primário e secundário com informações sobre o que implica a mediação, como pode ser ensinada e tipos de tarefas de mediação,
  • uma base de dados com tarefas de mediação interlinguística em diferentes línguas para diferentes contextos,
  • um glossário bilingue no domínio da mediação e do plurilinguismo, e
  • uma bibliografia das fontes consultadas para a elaboração do guia didático.

flyer de divulgação