Conferência “Fronteiras da Língua Portuguesa no espaço e no tempo”, 20-02-2014

CONFERÊNCIA
—————-
O Doutor João Paulo Silvestre proferirá no DLC uma conferência subordinada ao tema “Fronteiras da Língua Portuguesa no espaço e no tempo”.

O evento terá lugar no Auditório Aldónio Gomes (2.1.10), a 20 de fevereiro de 2014, pelas 11 horas, e insere-se no programa de celebração do dia da língua materna. Entrada livre.

Sobre o conferencista:
http://www.clul.ul.pt/pt/investigador/268-silvestre-joao-paulo

—-

Colóquio/aula aberta “Leitura Efetiva e Efeitos de Expressão: Latim em exemplos de Virgílio”, 18-02-2014

COLÓQUIO/AULA ABERTA
—————————-
Na próxima terça-feira, dia 18/02/2014, das 14h às 16h, terá lugar um colóquio/aula aberta intitulado “Leitura Efetiva e Efeitos de Expressão: Latim em exemplos de Virgílio” pelos Prof. Doutores Giovanna Longo e Márcio Thamos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (Campus de Araraquara – Brasil).

O evento decorre no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, no Auditório Aldónio Gomes (2.1.10), e é uma organização das Unidades Curriculares de Língua Latina II, Língua Latina IV (Prof. Doutor António Andrade) e de Cultura Portuguesa I (Prof.ª Doutora Maria Manuel Baptista) do Departamento de Línguas e Culturas, em colaboração com o Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro (Grupo de Estudos Literários e Culturais).

Entrada livre.

RESUMOS
—————

Linguagem e Cultura: o estudo do latim através dos textos
Prof.ª Dr.ª Giovanna Longo (UNESP – FCLAr – Brasil)

Um dos principais objetivos no estudo do latim é a aquisição de uma competência de leitura. A eficaz compreensão de textos antigos depende de um processo de aprendizagem que passe por três níveis de competência: o nível linguístico, o nível textual e o nível intertextual. Dessa maneira, é possível ir das oposições linguísticas que criam sentido na frase aos mecanismos que permitem reconhecer o texto como objeto cultural. Como parte de um encaminhamento metodológico que procura estreitar o distanciamento cultural existente entre o mundo antigo e o contemporâneo, evitando anacronismos na leitura e na interpretação de textos latinos, apresentam-se estratégias que permitem trabalhar com o estudo da gramática sem dissociá-la da leitura de textos originais.

—-

Cobras retóricas, horror poético: recursos de iconização no Canto II da Eneida
Prof. Dr. Márcio Thamos (UNESP – FCLAr – Brasil)

No Canto II da Eneida, Virgílio desenvolve o célebre relato sobre o cavalo de Troia e o consequente incêndio da cidade. Na primeira parte desse relato, destaca-se o episódio de Laocoonte, sacerdote troiano que, tendo alertado a todos sobre a ameaça do cavalo de madeira deixado pelos gregos, acaba sendo devorado por duas cobras monstruosas. O incidente, claro prenúncio da derrocada da cidade, é, no entanto, tomado pelo povo como um presságio para que o presente descomunal seja levado para dentro das muralhas. Na análise desse famoso episódio, pretende-se dar relevo a algumas figuras de linguagem empregadas pelo poeta como recursos de expressão icônica na construção de seus versos.

—-