Cruzeiro Seixas

FotoCruzeiroSeixasArtur do CRUZEIRO SEIXAS nasceu em 1920, na Amadora. No seu percurso artístico, conta com uma fase expressionista, neo-realista e, a partir de 1948 – quando tomou parte da actividade dos surrealistas Mário Cesariny, Carlos Calvet, António Maria Lisboa ou Mário Henrique Leiria – de uma via surrealista que não mais abandonará.

É autor de um vasto trabalho no campo do desenho e pintura, mas também da poesia e escultura (objectos). Em 1952 foi viver para Angola, onde realizou várias exposições individuais e projectos na área da museologia. Partiu em 1964, fugindo da guerra colonial que se vivia e decidiu empreender uma viagem pela Europa.

Cruzeiro Seixas é, hoje, considerado um dos precursores portugueses do surrealismo fantástico, inspirado em De Chirico. As suas obras caracterizam-se pela conjugação de personagens híbridas e subvertidas, assentes em planos de profundidade que seguem normas de perspectiva, luz e sombra próximas da representação da realidade. Do surrealismo proposto por Breton, interessou-lhe sobretudo a liberdade de criação: “Direi ainda quanto me admiro de que as pessoas se manifestem diante do ilógico de uma pintura surrealista, e se mostrem passivas diante do ilógico que lhes é imposto no dia-a-dia“.

Retirado de: http://www.artelection.com/artistas_detalhe.php?cd_artista=18

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.