Vasco Afonso da Silva Branco

FotoVascoAfonsoVASCO BRANCO nasceu na Gafanha da Nazaré, a 23 de Janeiro de 1956. Frequentou a Licenciatura em Pintura da Escola Superior de Belas-Artes do Porto entre 1980 e 1989. Durante este período teve a oportunidade de ser aluno, em Desenho e Pintura, de Professores como Rolando Sá Nogueira, Júlio Resende, Luís Demée, Domingos Pinho, Carlos Carreiro, Manuel Casal Aguiar.

Em 1997 foi convidado pelo Professor Pintor Júlio Resende a integrar o conjunto de Fundadores do Lugar do Desenho / Fundação Júlio Resende. Gondomar.

No início da década de 90, participou na fundação de uma empresa de carácter familiar, Arcimex Quatro, Lda., ligada aos audiovisuais e à cerâmica.

Nesta altura, com o seu pai Vasco Branco e com o seu irmão João Branco, realizou, editou e desenhou o genérico de “Olhos de Ver”, uma série a propor à Televisão Portuguesa, dedicada a promover a literacia visual a partir do próprio quotidiano. Foram finalizados dois episódios em vídeo: o primeiro, sobre Aveiro reflectida na sua Ria e, o segundo sobre a fundição de metais. A proposta à RTP nunca chegou a ser feita.

Nos anos 80, e até meados da década de 90 manteve atividade enquanto artista plástico, participando em diversas exposições colectivas e individuais, das quais se destacam:  IV Bienal de Vila Nova de Cerveira (84); Galeria Augusto Gomes – Matosinhos (89), Casino da Figueira da Foz (90); Galeria K-71 – Amesterdão (91); Galeria Schommer – Luxemburgo (92); Inauguração da Residência Oficial do Município – Aveiro (93); Galeria Santa Clara – Coimbra (93); Prémio Almada Negreiros – Porto (94); Exposição AfricAmiga – Lisboa (94). Participou, igualmente, nas I, II, III e IV Bienais Internacionais de Cerâmica Artística de Aveiro. Foi Prémio “Augusto Gomes” de Pintura em 1983 e Menção Honrosa na I Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro em 1989.

Nos finais dos anos 70 e no início dos anos 80 dedicou-se ao cinema de animação, concebendo, desenhando e realizando, em conjunto com o seu irmão João Branco, cinco curtas metragens: “O Direito à Preguiça (inspirado na obra homónima de Paul Lafargue) [1977] que participou numa das primeiras edições do CINANIMA, “O último proletário” [1978], “Mulher” [1980], “Over the rainbow” [1982] e “Talião” [1983]. Estes filmes foram realizados a partir de desenhos feitos em acetato e em película Super-8mm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.