António Pedro Urbano Veiga de Macedo

FotoAntonioMacedoANTÓNIO MACEDO nasceu no Porto, a 12 de Dezembro de 1955. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes nos anos de 1973-1974. Em 1975 foi para Londres, onde continuou a sua pesquisa sobre todos os tipos de técnicas de pintura, com o objectivo de desenvolver o seu próprio estilo. Ao longo dos anos, a proximidade das grandes colecções de Arte na Capital, o estudo de tantas imagens magníficas, o contacto e amizade com artistas no Reino Unido e Portugal, ajudaram-no a aprender o que não pode ser ensinado numa escola de arte.

Aprendeu a amar os pintores primitivos flamengos, depois os Mestres da Renascença, e ainda os mestres barroco e neoclássicos como Velazquez, Vermeer, Ingres, etc , progredindo através da história da Pintura Europeia, até pintores recentes como Dali ou António Lopez.
Na realidade, todos estes foram os seus mestres, muito mais do que qualquer professor actual, e muito pode ser aprendido através do difícil mas fascinante estudo do seu trabalho, desde que se saiba ver.

Mas para VER realmente, é preciso amar. Ter uma verdadeira paixão pelos “professores”, pois a eles deve o seu ofício e a arte. Todavia, diz, “há uma altura em que temos de seguir o nosso próprio caminho, aceitando as falhas e ganhos das nossas buscas.
A minha arte foi sempre norteada pela figuração, porque as ressonâncias que produzem as obras figurativas são parte integral da minha pintura. Esta é uma escolha que cada artista tem de fazer: eu escolhi seguir o meu instinto!”

Listar todas as exposições em que participou será tão esclarecedor como enumerar as cidades que visitou, ou os livros que leu. Não acredita que isso seja uma indicação de valor de qualquer ordem, seja ele artístico ou outro qualquer, particularmente para alguém cuja arte é difícil e morosa tanto na concepção como na execução.

Retirado de: http://artodyssey1.blogspot.pt/search/label/Ant%C3%B3nio%20Macedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.