José Penicheiro

zepenicheiroJOSÉ PENICHEIRO nasceu em 1921, na aldeia beirã de Candosa, Tábua, tendo passado o resto da sua juventude na Figueira da Foz. Faleceu a 15 de março de 2014.

Iniciou a carreira artística como caricaturista e ilustrador. Criador de uma expressão plástica original, que denomina de “Caricatura em Volume”, inicia o seu ciclo de exposições nesta modalidade a partir de 1948. Rumo ao norte do país, desenvolveu a sua actividade no domínio da publicidade criativa e da decoração. Como decorador assinalou a sua presença na projecção e concepção de stands e pavilhões em diversas feiras e exposições nacionais e internacionais. É autor de vários painéis e murais dispersos pelo país e fundador do Círculo de Artes Plásticas “Aveiro/Arte”. Entre 1958 e 1968 viajou pela Europa, tendo oportunidade de visitar museus e galeria em cidades importantes como Madrid, Paris, Zurique e Munique.

No final da década de setenta, regressou à região centro e passou a dedicar-se, exclusivamente, à pintura.

Com um currículo invejável, foi um artista de prestígio consolidado que não precisa de nada nem de ninguém para se afirmar, tendo larga representação em coleções particulares espalhadas pelo mundo e em museus nacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.