O CoMMiTTEd (Covid, Migrants and Minorities in Teacher Education: A Fake News Observatory to promote Critical Thinking and Digital Literacy in Times of Crisis) foi o Projeto do Mês de janeiro de 2022 no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), da Universidade de Aveiro.

Sob a supervisão de Maria Helena Araújo e Sá, coordenadora local, e com a colaboração da coordenadora internacional, Sílvia Melo-Pfeifer, a equipa portuguesa, constituída por Ana Raquel Simões, Filomena Martins, Lucas Oliveira, Madalena Teixeira, Manuela Gonçalves, Margarida Lucas, Ricardo Torres e Susana Ambrósio, apresentou o projeto ao campus universitário (com especial enfoque para o Departamento de Educação e Psicologia – DEP) e à sociedade. Para isso, utilizou variadas e diversificadas estratégias ao longo do mês:

e-mails semanais com fake news e pósters alusivos (Contágio da Covid pelo download de ficheiros – 12.01, Manifestação pela recorrência – 20.01, O sal conserva a covid – 26.01 e Ovelhas do pastor Atão na Costa Nova – 02.02);

– afixação e atualização semanal dos mesmos pósters pelo campus;

convite, no dia 10.01, à comunidade do DEP para participação na construção de um banco de fake news;

participação na rúbrica “Chá das 5”, da rádio Terranova, através de uma entrevista no dia 21.01;

convite, no dia 26.01, à comunidade do DEP para participação num questionário sobre fake news.

As atividades de divulgação e envolvimento do projeto do mês culminaram com um research café, no dia 02.02, do qual participaram docentes, investigadores e alunos do DEP. Neste evento, foi apresentado o projeto, alguns resultados do questionário e construída uma discussão em torno das fake news.

Para mais informações sobre o CoMMiTTEd, é possível consultar o blog do CIDTFF, um vídeo produzido e divulgado no contexto do V Fórum do CIDTFF e a rubrica (H)À Educação, intitulada “Educar para uma consciência crítica da manipulação pelas ‘fake news’”.