A Open Talk por Bruce Lewenstein, professor e investigador da Universidade de Cornell em residência na Universidade de Aveiro, teve lugar no dia 28 de março de 2022, pelas 15h30, no auditório da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. (Re)veja a gravação da sessão, disponível no canal de youtube da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.
Partindo da ideia de que o envolvimento do público em ciência e em tecnologia tem muitos objetivos – informação, educação, mudança social – que por vezes se reforçam mutuamente, outras vezes entram em conflito, a palestra intitulada “O passado, o presente e o futuro do envolvimento do público em ciência”, explorou a História e a evolução do envolvimento do público em ciência, e identificou os principais modelos que os cientistas e comunicadores de ciência devem ter em consideração no momento de planear projetos e atividades com o público.
O investigador deu a conhecer formas formais e informais de comunicar e ensinar ciência ao público, e vários tipos de iniciativas de comunicação de ciência, dependentes do público-alvo que se pretende alcançar. Falou de como o ensino informal de ciências pode incentivar a curiosidade e a vontade de aprender do público, nomeadamente dos mais jovens; de como a ciência e a investigação pode partir também da comunidade; de que a comunicação da investigação, pode ser feita de diversas maneiras e que o desenvolvimento dessa mesma investigação pode partir dos resultados conseguidos na comunicação ou exposição (também informal); e do modo como a ciência é vista, apresentada e desenvolvida ao longo dos tempos.
No final foi aberto espaço para questões, onde foram discutidos temas como a comunicação de ciência em redes sociais e em vídeo; a questão das línguas na comunicação da ciência (e a importância de perceber o público-alvo que se pretende alcançar); a criatividade quando se comunica ciência e o tempo investido na produção de recursos para o fazer; o papel dos comunicadores de ciência; e como a pandemia veio alterar o modo se ensina e aprende, entre outros.
Bruce Lewenstein é amplamente conhecido na área da comunicação pública de ciência e tecnologia: como a ciência e a tecnologia são relatadas ao público, e como o público compreende questões científicas controversas e “tecnologias emergentes”.
Formado como historiador da ciência, utiliza frequentemente estudos de casos históricos na sua investigação, tendo também realizado um extenso trabalho de avaliação de projetos de divulgação da “ciência cidadã”, nos quais os cidadãos participam no processo científico, recolhendo, introduzindo, e até analisando dados científicos.
Nos últimos anos, ajudou a ligar o campo da “comunicação pública” com o campo das “ciências da aprendizagem”, especialmente em torno de questões de envolvimento público na ciência, trabalhando frequentemente com cientistas que pretendem aprender mais sobre a comunicação pública da ciência e tecnologia.
A residência do investigador na Universidade de Aveiro entre 21 de março e 2 de abril, vem na sequência da aprovação da candidatura “Communication of Science and Technology in Education”, submetida através do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) ao “Fulbright Specialists Program”, um programa para mobilidade de cientistas americanos.
Esta iniciativa é co-financiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos UIDB/00194/2020 e UIDP/00194/2020.







