11 maio, 2023 | 14h00 | Evento Híbrido

Hasmik Minasyan (Universidade de Tampere) dinamiza o próximo Seminário Interno de Discussão Científica do Laboratório de Educação em Línguas do CIDTFF, no dia 11 de maio, pelas 14h00, com a comunicação intitulada “Linguistic, intercultural and pedagogical challenges and accomplishments of EMTL lecturers at TU”.

Este seminário do LabELing decorrerá em formato híbrido. A sessão está aberta a todos os interessados, presencialmente na sala 5.3.27 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, ou online, via zoom-colibri (link de acesso disponibilizado após inscrição para parranca.silva@ua.pt).

Sobre a investigadora:

Hasmik Minasyan tem um mestrado em Inglês e em Educação e Globalização. Deste 2017, tem trabalho no Language Centre da Tampere University como professora de inglês. Tem também lecionado cursos de comunicação intercultural e escrita académica em inglês e fundamentos do inglês profissional e académico a estudantes de engenharia ao nível da licenciatura; e leciona cursos de interação na vida profissional a grupos interdisciplinares, tanto a nível de licenciatura como de mestrado. Tem estado activamente envolvida em vários projectos de revisão curricular no Centro de Línguas. Antes de se juntar à equipa do Language Centre em Tampere, trabalhou na Universidade de Oulu, na Finlândia, como professora de inglês durante 9 anos. Actualmente, os seus interesses de investigação centram-se em tópicos como o Inglês como Meio de Ensino e Aprendizagem (English as a Medium of Teaching and Learning, EMTL) e métodos de Aprendizagem Integrada de Línguas e Conteúdos (Content and Language Integrated Learning – CLIL) no ensino superior. Tem uma bolsa de mobilidade Eramus+ para investigação e encontra-se na UA entre 8 e 12 de Maio de 2023 sob a supervisão da investigadora Mónica Lourenço (CIDTFF, DEP, UA).

Resumo da comunicação:

The number of degree programs delivered in English in non-anglophone countries is growing fast around the world, often following governmental requests for increased internationalization. In Finland degree programs taught in English have traditionally been organized for international students. This is, however, slowly changing as Finnish students have shown a growing interest in English/international degree programs during the past decade.

Currently, Tampere University (TU) offers more than thirty degree programs in English in all its seven faculties at all degree levels. This means that the need for quality English language teaching and learning will only increase. Thus, one important question is whether or not TU has implemented any strategies to help its mainly Finnish speaking staff to meet the language requirements for teaching through the medium of English.

Along these lines, this research aims to shed light on the experiences of non-native English as a medium of teaching and learning (EMTL) lecturers at TU in terms of their challenges, achievements, pedagogical strategies and potential training needs. Based on the results, a professional development framework will be designed to support non-native subject teachers and to create a community of practice where pedagogical and methodological approaches can be exchanged across disciplines.

ver mais