7 fevereiro, 2024 | 14h00 | Evento híbrido (sala 5.3.27, DEP, UA & Online)

O Laboratório de Educação em Línguas (LabELing) do CIDTFF organiza um seminário sobre “Abordagens plurilíngues na formação permanente (continuada) de professores de língua portuguesa”, dinamizado pelo investigador Sweder Souza, membro integrado não doutorado do CIDTFF.

Dirigido a membros e colaboradores do LabELing e do CIDTFF e aberto a todos os interessados, realiza-se pelas 14h00 do dia 7 de fevereiro de 2024, na sala 5.3.27 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e online.

Nesta sessão serão apresentados os resultados de sua investigação realizada no âmbito de uma proposta de (trans)formação permanente (continuada), desenvolvida junto a professores de língua portuguesa da educação básica pública brasileira, cujo objetivo foi evidenciar como a didática do plurilinguismo, ligada a uma vertente para o ensino-aprendizagem de línguas com uma visão pluricêntrica, pode contribuir para melhores práticas pedagógicas, numa perspetiva de Educação para a democracia linguística.

A formação, que contou com a participação de 10 professores, foi organizada com base em uma abordagem Freireana e estruturada em cinco blocos teórico-práticos, respeitando os pressupostos da pesquisa-ação-formação, pela qual o conhecimento foi construído de forma colaborativa e com ênfase na formação dos atores envolvidos na pesquisa, permitindo angariar material para analisar a apropriação de uma perspetiva plural por parte dos professores participantes e (re)pensar as práticas de ensino-aprendizagem.

Espera-se que, a partir dos debates e reflexões acerca dos resultados apresentados, este trabalho possa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas plurilíngues e investigativas que permitam ao professor atuar, numa lógica transformativa e emancipadora, nos seus contextos de trabalho, promovendo, assim, uma Educação Linguística.

Os interessados deverão fazer as suas inscrições, por email, para andreaulhoa@ua.pt.

Sobre o dinamizador:

Sweder Souza é doutorando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (PPG-Letras/UFPR). É membro integrado não doutorado do CIDTFF e integrante do grupo de pesquisa: Intercompreensão, Didática do Plurilinguismo e Políticas de Línguas (FLORES/UFPR/CNPq). Atualmente é consultor técnico da UNESCO/Brasil e professor no ensino superior. Interessa-se, principalmente, pelos seguintes temas de pesquisa: Políticas Linguísticas, Texto e Discurso, Didática, Formação de Professores, Currículo, Língua portuguesa, Gestão de Projetos, e Educação e Tecnologias.