Quadros da coleção da Universidade de Aveiro estiveram presentes na apresentação do Grupo uariadeaveiro!

Por ocasião da formalização da apresentação do Grupo uariadeaveiro (http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?lg=pt&c=35734), ocorrido no dia 17 de outubro, a equipa de museologia dos SBIDM da Universidade de Aveiro colaborou com a Reitoria, a fim de encerrar a cerimónia, criando uma atmosfera agradável, através da apresentação de obras plásticas alusivas à Ria de Aveiro.

A mostra de obras plásticas apresentada, ofereceu diferentes temáticas sobre a Ria de Aveiro. Muito mais do que o delta do rio Vouga, a Ria, recriou os seus diferentes ícones, tendo como cidade anfitriã Aveiro, que a enriqueceu com a sua história, cultura e paisagem lagunar. Deu-se destaque aos artistas, também eles locais, mas não menos conhecidos: Cândido Teles, José Penincheiro, António Neves ou João Melo. Por terem dedicado tantas horas a pintar cenários tricanos, e por terem nascido perto das maresias aveirenses, apreenderam mais intensamente a luminosidade da cidade dos canais. Assim foram denominados Pintores da Ria.

Na serigrafia “Aveiro. Ex-libris”, obra de José Penincheiro, também conhecido por “Zé” Penincheiro, imprime-se um desfilar de locais emblemáticos que compõem Ria e urbe. O todo culmina numa composição semelhante a um azulejo, em tons pastéis azuis e castanhos. Ao lado dos monumentos, parques, figuras histórias não foram esquecidos o marnoto, a tricana salineira e o moliceiro, património cultural que estará sempre ligado à Ria de Aveiro.

Autor - Penincheiro, José (Tábua, 1921); Ano – 2003; Técnica – Serigrafia sobre papel; Dimensões – 84,5x73 cm

Liga-se a Ria de Aveiro ao conhecimento que aí reside (Universidade). O quadro de Brownholas gera essa fusão de forma harmoniosa. Foi sobre estes terrenos lagunares que a Universidade de Aveiro viu crescer o seu campus e é sobre eles que a Universidade vê agora a necessidade de mobilizar conhecimento de diversas áreas de saberes (Ambiente e Ordenamento, Biologia, Geociências, Engenharia Civil, Gestão e Engenharia Industrial, Comunicação e Arte, Física, Química e Ciências Sociais, Políticas e do Território), para ajudar a gerir este grande conjunto de ecossistemas que é a Ria de Aveiro.

Autor - 'Brownholas (pseudónimo) Ano – s.d. (sem data; Técnica – Acrílico sobre tela; Dimensões – 72x92cm

Outros quadros apresentados …

Esta entrada foi publicada em Arte, Exposições, Pintura. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *