Fundadores do Grupo AVEIROArte expõem na Universidade de Aveiro

A exposição ”4 Fundadores expõem” foi mais uma vez organizada com o apoio dos colaboradores do Núcleo Museológico e da Biblioteca da Universidade de Aveiro que, conjuntamente com as propostas dos 4 artistas plásticos, recriaram, na sala de exposições Hélène de Beauvoir, um ambiente cromático envolvente e atrativo para o visitante.

A decorrer entre 15 de Setembro e 3 de outubro de 2014, na sala de exposições Hélène de Beauvoir da Biblioteca da Universidade de Aveiro, a exposição conta com pinturas dos artistas plásticos fundadores do Grupo AVEIROArte: Artur Fino, Gaspar Albino, Jeremias Bandarra e Hélder Bandarra. São 26 as telas que os visitantes podem apreciar que se distinguem pelos diferentes géneros pictóricos e temáticos.
Gaspar Albino, ligado ao mar desde criança, conhece de cor as suas cores. Funde, por isso, nas suas telas, maravilhosas tonalidades de azuis, em cenas de maresias e a representação figurativa de homens que se fizeram ao mar.
Artur Fino concebe a arte como o ato de criar sempre o “incopiável”, daí o abstracionismo tão característico das suas obras onde introduz formas orgânicas e geométricas. Apresenta trabalhos que atravessam as diversas fases da sua carreira, desde 1963 a 2013.
Jeremias Bandarra é um pintor assumidamente abstrato. Apresenta-nos um conjunto de composições geométricas multicolores.
Hélder Bandarra direciona a sua pintura para o abstracionismo expressivo com telas de maiores dimensões onde as formas orgânicas e as cores são vibrantes.

Visitar a exposição “4 Fundadores expõem” é, pois, uma otima oportunidade para conhecer ao vivo algumas obras de artistas plásticos aveirenses, reconhecidos não apenas localmente mas também acreditados no panorama artístico nacional e internacional.

Esta entrada foi publicada em Exposições, Pintura. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *