O terceiro piso do Edifício da Reitoria ficou mais bonito!

O terceiro piso do Edifício Central da Reitoria recebeu, durante o mês de novembro, um conjunto de obras plásticas que vieram embelezar diversos corredores, gabinetes e salas de reuniões.

De acordo com a vontade demonstrada pelo Sr. Reitor da Universidade, Professor Doutor Manuel Assunção, foram adornados os ditos espaços com pinturas pertencentes à coleção de obras de arte da Universidade, podendo simultaneamente ser apreciadas por quem visita estes espaços nobres da UA. O Museu apresentou assim várias propostas baseadas na análise das:

  1. Condições físicas dos espaços (luz natural e artificial, incidência direta de radiação solar sobre as paredes, existência de fontes de calor, presença de ar condicionado);
  2. Tipologia de utilização dos espaços;
  3. Características das técnicas de pintura e gravura (óleos, acrílicos, aguarelas, desenhos e serigrafia);
  4. Temáticas artísticas oferecidas pelos quadros.

Ao considerar esses vários parâmetros resultaram 3 propostas: 1 – Salinas e moliceiros; 2 – abordagem abstrata e 3 – sequência cromática. A seleção do Sr. Reitor recaiu sobre a temática 1, da qual resultou um trabalho de colocação de 26 quadros repartidos em espaços diferenciados.
Aos espaços com menor incidência de luz foram associados telas a óleo da Coleção Hélène de Beauvoir que evocam cenas de pesca e de trabalho nas salinas, da primeira metade da década de 40, no Algarve

Os acrílicos, aguarelas e serigrafias, por serem técnicas mais robustas do que o óleo, logo menos sujeitas a alterações químicas, podem ser apreciadas em espaços mais iluminados.

 

Esta entrada foi publicada em Pintura. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *