Rituais da vida quotidiana: o café e o chá – coleção de cerâmica contemporânea da Universidade de Aveiro

Até ao dia 17 de janeiro de 2016, ainda terá oportunidade de visitar a exposição patente no Museu de Arte Nova em Aveiro. Trata-se de uma exposição organizada pelos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro em parceria com o Museu da Cidade (Câmara Municipal de Aveiro). É a primeira exposição de coleções museológicas da UA fora do campus universitário. Outras se seguirão, com o objetivo de dar a conhecer ao público em geral as variadas coleções que incorporam o património da Universidade.

As peças expostas fazem parte da coleção de Cerâmica Contemporânea da Universidade de Aveiro que compreende, na sua maior parte, a doação do colecionador Francisco Madeira Luís. É composta por mais de 2000 peças, quase todas em bom estado de conservação, embora com alguns conjuntos incompletos. São essencialmente objetos utilitários que dão resposta às necessidades quotidianas. As peças são quase exclusivamente fabricadas no século XX e foram recolhidas pelo doador na época de 70. São, na sua maioria, peças portuguesas provenientes de várias unidades industriais do país, grande parte já não se encontrando em funcionamento. Marcam uma época de forte tradição de fabrico cerâmico influenciado por técnicas, estilos e motivos estrangeiros. Nesta exposição encontram-se serviços de chá, café e bules fabricados desde finais do séc. XIX até meados do séc. XX. As peças foram fabricadas em fábricas portuguesas, nomeadamente, Vista Alegre, Fábrica de Loiça de Sacavém, Companhia das Fábricas Cerâmica Lusitânia, Empresa Electro-Cerâmica do Candal e Sociedade de Porcelanas de Coimbra.

Visite a exposição e se estiver interessado em conhecer a restante coleção, contacte os Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da UA para uma visita à nossa reserva museológica.

Esta entrada foi publicada em Cerâmica, Exposições com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.