Em exposição na Biblioteca da UA: “Frederico de Freitas: O Homem, o Músico e o Maestro”

Na data em que se assinala 115 anos do nascimento do compositor português Frederico de Freitas, os Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM) da Universidade de Aveiro apresentam ao público uma exposição intitulada “Frederico de Freitas: O Homem, o Músico e o Maestro”, organizada no âmbito de um programa de pequenas exposições temáticas, na Biblioteca.
Esta exposição tem como objetivo continuar a promover a divulgação do espólio pessoal deste compositor português, através de uma mostra de diversos documentos pertencentes ao mesmo e relacionados entre si por ordem cronológica.
O espólio pessoal do compositor Frederico de Freitas, doado à Universidade de Aveiro, em 2010, e integrado no acervo da sua Biblioteca, é composto por um vasto conjunto de partituras (algumas inéditas), programas de concertos, artigos de imprensa (jornais, revistas), discos, fotografias, um vasto conjunto de correspondência e alguns manuscritos.
Por representar uma grande oportunidade para o desenvolvimento de projetos de investigação na área da música, este espólio teve um primeiro tratamento documental financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do projeto «Recuperação, tratamento e organização de acervos documentais», a que os SBIDM se candidataram, em 2010.
Deve-se à filha do compositor, Elvira de Freitas, entretanto falecida, a doação deste espólio à Universidade. Após a morte desta pedagoga e compositora, a família também decidiu fazer doação do seu espólio à UA, estando este já integrado nos acervos especiais da Biblioteca.
A exposição estará patente no hall de entrada da Biblioteca, de 15 de novembro a 9 de dezembro.

Esta entrada foi publicada em Exposições, Exposições temporárias, Frederico de Freitas. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *