Marcos Rui Oliveira Muge

FotoMarcosMugeMARCOS MUGE nasceu a 1 de Setembro de 1968, em Ovar, no distrito de Aveiro.

Iniciou o seu percurso artístico como autodidacta em 1984, expondo pela primeira vez em 1986, na Cova da Piedade, em Almada. Desde Setembro de 1986 até ao ano 2002, obteve formação em serigrafia, pintura, fotografia, técnicas de comunicação, cinema directo e de animação, vídeo, fotojornalismo, pintura de azulejo, modelação cerâmica, escultura, fresco e conservação/restauro nas entidades FAOJ, CENCAL, C. Aleluia, Centro de Formação de Jornalistas do Porto e Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva.

Profissionalmente exerceu as funções de animador cultural, fotojornalista e formador na Cooperativa Cultural de Ovar “Sem Margem”, no Museu de Ovar, no Jornal de Ovar e ainda nas “Noticias de Ovar” e na Paróquia de Ovar. Em 1994 abre o “Atelier Marcos Muge” e inicia definitivamente a sua actividade em artes plásticas, cerâmica e conservação/restauro.

Na obra que cria e executa, integra sempre o conhecimento da investigação, preocupando-se sempre em aliar o erudito á obra final para uma memória futura.

Desde 1986 realizou 21 exposições individuais e participou em 26 colectivas. Esteve em 18 exposições com cerâmica em Feiras desde Aveiro, Lisboa, Florença e Milão e na exposição itinerante que representou Portugal “As Idades do Azul”, em 1998 por convite da Organização de Lisboa. No Fórum Picoas em Lisboa participou em 4 exposições de Conservação do Património Cultural através do I.E.F.P., Em 20 de Maio de 1998 apresentou o projecto da exposição “A viagem de Vasco da Gama á Índia”, sob o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, em Ovar, e concluindo este em 1999 no Salão Nobre da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis com o apoio da Folha Cultural e Correio de Azeméis. Em 1999 a Exposição “Liberdade – O Povo no pensamento dos Poetas” integrado nas comemorações dos 25 anos do 25 de Abril percorreu 4 concelhos- Galeria Municipal de Aveiro, Câmara Municipal de São João da Madeira, Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Ovar.

Desde o inicio de 2001 fez uma pormenorizada investigação sobra a vida do pugilista José Soares Santa – Santa Camarão na recolha de documentos, objectos e depoimentos locais, regionais e familiares que posteriormente publicou semanalmente na rubrica “Espolio do Santa” no Jornal de Ovar entre Janeiro e Dezembro de 2004.Fez também a escultura da cabeça do pugilista, a obra oficial e as 100 serigrafias que assinalaram os 100 anos na cerimonia oficial que decorreu no Governo Civil de Aveiro. Executou mais 10 obras em pintura. Também criou e pintou 3 painéis de azulejo para as homenagens que planeou e concretizou que decorreram em Alfama-Lisboa, Pavilhão Fight Clube de Matosinhos e Governo Civil de Aveiro. No Museu de Ovar concretizou uma exposição sobre o pugilista. Com a Federação Portuguesa de Boxe, Associações de Boxe de Aveiro e Porto e patrocínios realizou 4 galas de Boxe em homenagem ao pugilista em Aveiro, Ovar, Porto e Oliveira de Azeméis.

Em conservação e restauro desenvolveu intervenções em Altares-Retábulos, esculturas policromadas e com folha de ouro, médias – grandes telas, frescos e azulejos com datas desde o século XVI em Igrejas, Capelas, Museus de Aveiro, Ovar e particulares.

Nas distinções ganhou em 1986 o 1º Premio “Ano Internacional da Paz”, na SFUAP e Menção Honrosa na exposição “Barreiro”. Em 1995 obteve o 1º prémio e em 1994/96/97/98 e 2000 Menções Honrosas na FARAV em Aveiro. Em 1996 recebeu a medalha dos Serviços Distintos “Grau Prata”, pela Liga dos Bombeiros Portugueses. Em 1997 recebe o prémio azulejaria contemporânea do IPJ, na FIL em Lisboa. Em 1999 um prémio cerâmica contemporânea na Hungria.
Em 1993 no encontro “Historia da Azulejaria em Portugal IV – desde finais do séc. XIX até 1975”, no Palácio Marques da Fronteira, apresentou a comunicação “Os pincéis na pintura dos azulejos no século XX”. Em 1999 entra no Grupo Aveiro Arte em Aveiro.

Discípulo dos pintores Amílcar Matias, Armando Correia, Herculano Elias, Pintor e Escultor Martins Correia, Manuel Sousa, João Calisto, António Limas, David Torres e Raniéri di Bernardo. Em conservação/restauro por Deolinda Tavares, Manuela Malhoa, Jorge Fonseca, João Calisto e Raniéri di Bernardo. Em fotografia e fotojornalismo com Álvaro Macedo, Pereira de Sousa, Ricardo Pereira (pai) e Wieslaw Wichto Wiski. Em cinema por José Carpinteiro e António Costa Valente.

Da sua obra há registos escritos na imprensa regional e nacional em Portugal, e estrangeira nos Estados Unidos da América e Itália; em catálogos, Rota da Luz, RTP e Antena 1.
Representado com obras na Universidade de Aveiro, Governo Civil de Aveiro, Caixa Geral de Depósitos em Ovar, Bombeiros de Ovar e Esmoriz, Fundação Mário soares, Junta de Freguesia de Ovar, Museus de Ovar e CENCAL, Câmaras de Aveiro, Lisboa, Murtosa, São João da Madeira, Feira, Portel e Oliveira de Azeméis; Sanguêdo e alguns monumentos públicos em duas rotundas e edifícios; Igrejas e capelas em Ovar, Válega, Cortegaça, São João de Ovar, Furadouro, Caxarias, Pessegueiro do Vouga e em Cento-Itália; Escola Secundária Dr. Mário Sacramento-Aveiro, entidades públicas e particulares em Portugal, Estados Unidos da América, Alemanha, Suíça, Espanha, Itália, Brasil, França, Austrália, Hungria, Holanda, Africa do Sul, Suíça e Escócia.

Retirado de: http://www.studentsoftheworld.info/sites/arts/marcos-muge.php

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.