Mário Bismarck

MÁRIO BISMARCK, nasceu na cidade do Porto, em 1959. Estudou na Escola de Belas-Artes do Porto onde ensina actualmente. Começou a expor individualmente no início da década de 80. A sua obra centra-se numa espécie de figuração romanceada que joga com referências do cinema, das histórias por onde passa uma certa comédia humana, por alusões ao tratamento gráfico da superfície da tela… É um trabalho que se constrói pelo engenho da pintura e do desenho, e aqui o desenho surge não para edificar as formas, mas para as sublinhar, para se sobrepor á pintura.

Estamos perante uma construção pictórica meticulosamente culta, de alguém que estuda e comissária uma biblioteca de imagens e estilos da história da pintura, escultura, arquitectura e do cinema e os cruza desregradamente. A divisão do espaço da representação em duas zonas perfeitamente distintas e sem nenhuma relação aparente entre si normalmente, numa delas, o artista representa uma realidade transfigurada pelo poder da narrativa, pela celebração de uma palavra ausente… Na outra manifesta o signo pictórico com o máximo de exuberância. São sempre telas onde o ofício de desenhador está presente, e ao serviço de uma vontade de dizer. Aqui, é de salientar o contraste entre a evidência da cena, do imaginário “romântico” que a alimenta, pela visualização de um ambiente clássico, e o derrame das tintas, gerador de um efeito “abstracto”. A pintura como génese de sensações e contraste com o mundo, é um agenciador de sentido na obra de Bismarck.

Foi premiado na III Exposição Augusto Gomes em Matosinhos, na Exposição Comemorativa do Bicentenário da E.S.B.A.P.

Está representado no Casino da Póvoa, Póvoa do Varzim; Centro Cultural Franco Moçambicano, Maputo; Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira; Fundação Cupertino de Miranda, Porto; Le Cannet, França; “Marca Madeira”, Funchal; Museu Nacional Soares dos Reis, Porto e Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa em várias colecções particulares no país e no estrangeiro.

 Retirado de: http://www.cordeirosgaleria.com/artistas/mb/mb.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.