Notícias

Jennifer Silva, Alexandre Ventura & Diana Oliveira | Proceedings of the International Conference on Research in Teaching and Education Vol. 2, Issue. 1, 2025, pp. 1-11 Abstract: This study analyses how the principles of inclusive education are operationalised within a school cluster in Portugal and the extent to which the External Evaluation of Schools Programme […]

Marina Mota, Cristina Sá & Cecília Guerra | International Journal of Science Education, Part B, 1–23 Abstract: This study examines how science comics can promote engagement and scientific literacy among children aged 8–9 in informal learning settings. Situated at the intersection of science communication and science education, the research responds to ongoing calls for interdisciplinary […]

O projeto VaBioLa, no âmbito do qual foi desenvolvida a app Vabiola – uma versão modernizada do Portfólio Europeu das Línguas – foi premiado pela Agência ERASMUS+ de França com o Selo Europeu das Línguas 2025 na Categoria Ensino Escolar – “Valorizar as competências plurilingues dos alunos para formar cidadãos esclarecidos”. O prémio visa promover […]

A 3 de dezembro, no Centro de Congressos de Aveiro, a equipa do Programa Individual de Estudos Multidisciplinares da Universidade de Aveiro (PIEM) participou no Seminário “Canais da Inclusão – Trilhar Caminhos para uma Vida Plena e Autónoma”, organizado no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebradas neste mesmo dia. O […]

No passado dia 18 de novembro, um grupo de estudantes de mestrado do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (DEP/UA) visitou a Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro. Coordenado por Teresa Neto e acompanhado por Betina Lopes e José Luís Araújo, investigadores do CIDTFF e docentes do DEP, o programa da […]

Davys Moreno foi recentemente entrevistado pela Fundação MEO no âmbito do programa Ponto de Vista. A entrevista incidiu sobre o trabalho desenvolvido pelo investigador no domínio da educação musical inclusiva, destacando a importância de criar condições e estratégias que permitam a todas as crianças aceder à aprendizagem de instrumentos, em particular com recurso à tecnologia. […]

No passado dia 29 de novembro, o Museu Marítimo de Ílhavo recebeu a comunidade para a apresentação pública do jogo “Museu Marítimo de Ílhavo”, disponível na app EduCITY. O jogo foi desenvolvido no âmbito do concurso EduCITY/Prémio Inova+, do qual o Museu foi vencedor. Integrada no programa “Tanto Mar!”, a iniciativa contou com uma grande […]

João Ferreira-Santos (CIDTFF) & Lúcia Pombo (CIDTFF) | ISPRS International Journal of Geo-Information, 14(12), 469 Abstract: Urban heritage, when enhanced by digital technologies, can become a living laboratory. This study explores the Art Nouveau Path, a mobile augmented reality game implemented in Aveiro, Portugal, as part of the EduCITY Digital Teaching and Learning Ecosystem. Designed […]

Hugo Oliveira, Sabina Valente, Fernando Rebola & Jorge Bonito (CIDTFF) | Actas electrónicas del XII Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias 2025, pp. 58-61 Resumo: O desenvolvimento do trabalho prático tem vindo a ser considerado pelos professores de ciências como uma metodologia intrinsecamente relacionada com a sua prática letiva. Algumas limitações e/ou […]